Muitos futuros alunos gostariam de poder entrar em uma universidade sem ter que se preocupar com custos iniciais ou pagamentos mensais. Candidatos de todo o país realizam anualmente o ENEM para ingressar nos mais prestigiados programas governamentais. Por isso que hoje, vamos indicar se quem estudou em escola particular pode fazer ENEM.
Você sabe que existem regras para fazer o exame do ENEM, e uma delas quem pode fazer a prova seletiva, principalmente no que se refere ao fato de ter estudado em escolas particulares.
Quem pode fazer o ENEM 2023?
Veja abaixo para os pré-requisitos mais importantes para fazer o teste:
- Ter ensino médio concluído para concorrer a bolsas e auxílios governamentais;
- Ter concluído o ensino fundamental para prestar o exame de certificação de treineiro;
- Estar de posse dos documentos necessários para a inscrição.
- Estas são as exigências para poder fazer a prova do ENEM.
Casos especiais que geram dúvidas quanto à participação no exame do ENEM
O candidato deve ser adequado ao perfil apresentado para que a prova seja aplicada. No entanto, questões sobre casos excepcionais continuam a surgir.
Pessoas com deficiência
Além de poder fazer o exame, ainda podem solicitar ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame do ENEM, um local específico, com pessoas especializadas para ajudar o candidato.
Ao informar a situação, se houver necessidade de adequação do material, será oferecido ao candidato. Para tanto, é necessário apresentar um laudo médico, especificando as necessidades para atender adequadamente a pessoa.
Gestantes ou mulheres amamentando
Não há limitações sobre a participação na prova. Além disso, mães que amamentam podem levar uma atendente para cuidar do bebê. E a amamentação é permitida em qualquer horário da prova.
É preciso lembrar que o bebê e seu acompanhante não podem permanecer na sala em que são aplicadas as provas. Para tanto, haverá um local reservado para esse atendimento.
Pessoas que estão em situação de privação de liberdade
Os presos que estão em privação de liberdade, também podem fazer o teste, bem como os jovens em situação de medida socioeducativa. O teste é para pessoas que se encaixam no perfil dos participantes do cenário.
Assim, a prova ocorre em data depois daquela destinada ao processo normal. Apesar de ser em data posterior, os critérios de avaliação são idênticos. Assim, a prova contém o mesmo número de questões, e as disciplinas são as mesmas indicadas para a prova regular.
Pessoas Idosas
Não há limite de idade para fazer o Enem, portanto, idosos podem participar. Se for necessário, é possível determinar um espaço para a realização da prova, além de adequação de material, se for o caso.
Estudantes de escolas privadas
Fazem a prova nos mesmos horários e locais do cronograma regular, com todos os direitos reservados. Mas a única diferença é que estes estudantes pagam taxa de inscrição, que no caso de escola pública, a inscrição é gratuita.
Por tanto, a resposta da pergunta deste artigo é SIM!!!!
Então, os alunos de escolas particulares podem se inscrever, normalmente e fazer a prova do ENEM, para participar das graduações de escolas públicas e privadas, que utilizam a prova como porta de entrada no curso superior.