Quem vai receber o Auxílio Brasil? Algumas informações já são conhecidas e aqui você fica por dentro delas.
A Medida Provisória Nº 1.061, entregue no início de agosto pelo Presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados, cria o Programa Auxílio Brasil, que irá substituir o Bolsa Família, com a previsão chegada em novembro deste ano.
O novo programa unifica diversas políticas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda.
Quem está no Bolsa Família vai receber Auxílio Brasil?
O novo programa social segue com o objetivo de transferência de renda para apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, a forma de entrada no programa não muda, isto é, continua sendo através do Sistema Único de Sistema Social. Além disso, a maneira de operacionalização permanece também por meio do Cadastro Único.
Para aqueles que são do Bolsa Família e questionam se terão direito ao Auxílio Brasil, saibam que sim. Os atuais beneficiários do Bolsa Família estarão automaticamente incluídos no Auxílio Brasil.
Além disso, existe ainda um auxílio para as famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família e perderem parte do valor recebido em decorrência do enquadramento no Auxílio Brasil, o chamado Benefício Compensatório de Transição.
Qual será o valor do benefício?
O presidente Bolsonaro vem declarando que o objetivo é que o benefício do Auxílio Brasil tenha um valor pelo menos 50% maior que o do atual ticket médio do Bolsa Família.
“Sabemos que a pandemia trouxe uma inflação dos alimentos para o mundo todo e não podemos deixar desassistidos, justamente, os mais vulneráveis”, disse o presidente Jair.
No entanto, o valor ainda não está oficializado.
Saiba mais sobre o valor neste artigo.
Até o momento, o que se sabe é que o novo programa deve ter início dos pagamentos em novembro, ocasião na qual já terá sido concluído o auxílio emergencial.
Leia ainda: Comissão aprova FGTS e seguro-desemprego a trabalhador doméstico em caso de morte do empregador