Quando a Rússia iniciou sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, muitas pessoas se perguntaram: quem é o presidente russo Vladimir Putin? O político russo de 69 anos é presidente da Rússia desde 2012. Como resultado, Putin é o líder com mais tempo de atuação no Kremlin desde que o ditador soviético Joseph Stalin morreu em 1953. Durante anos ele trabalhou duro para manter sua vida pessoal fora dos olhos do público, mas compartilhamos alguns fatos sobre o político.
Carreira
Putin serviu 15 anos como oficial de inteligência estrangeira para o KGB (Comitê de Segurança do Estado), formado em direito na Universidade Estadual de Leningrado. Em 1990, ele se aposentou do serviço ativo da KGB com o posto de tenente-coronel e retornou à Rússia para se tornar pró-reitor da Universidade Estadual de Leningrado, responsável pelas relações externas da instituição.
Em seguida, Putin tornou-se conselheiro de Sobchak, o primeiro prefeito democraticamente eleito de São Petersburgo. Ele rapidamente conquistou a confiança de Sobchak e ficou conhecido por sua capacidade de mudança. Como resultado, em 1994, ele havia ascendido ao cargo de primeiro vice-prefeito.
Em 1996, Putin mudou-se para Moscou, onde se juntou à equipe presidencial, atuando como vice de Pavel Borodin, o administrador-chefe do Kremlin. Putin se aproximou de seu colega Leningrado Anatoly Chubais e ascendeu em cargos administrativos.
Ascensão à presidência
Em 31 de dezembro de 1999, Yeltsin anunciou inesperadamente sua renúncia e nomeou Putin presidente interino. Prometendo reconstruir uma Rússia enfraquecida, o reservado Putin venceu facilmente as eleições de março de 2000 com cerca de 53% dos votos.
Como presidente, em primeiro lugar, ele procurou acabar com a corrupção e criar uma economia de mercado fortemente regulamentada. Putin rapidamente reafirmou o controle sobre as 89 regiões e repúblicas da Rússia, dividindo-as em sete novos distritos federais, cada um chefiado por um representante nomeado pelo presidente. Supervisionando uma economia que desfrutou de crescimento após uma recessão prolongada na década de 1990, Putin foi facilmente reeleito em março de 2004. Nas eleições parlamentares de dezembro de 2007, o partido de Putin ganhou uma esmagadora maioria dos assentos.
Vladimir Putin: Saída e retomada ao poder
Com uma disposição constitucional forçando Putin a renunciar em 2008, ele escolheu Dmitry Medvedev como seu sucessor. No entanto, enquanto alguns especulavam que Medvedev poderia concorrer a um segundo mandato, ele anunciou em setembro de 2011 que ele e Putin trocariam posições, enquanto o partido fosse vitorioso nas urnas. O discurso desencadeou uma onda de protestos populares no país.
Nesse sentido, seu primeiro ano de volta ao cargo como presidente foi caracterizado por um esforço amplamente bem-sucedido para sufocar o movimento de protesto. Líderes da oposição foram presos e organizações não governamentais que receberam financiamento do exterior foram rotuladas como “agentes estrangeiros”.
Esposa e filhos de Vladimir Putin
Vladimir Putin casou-se com a ex-comissária de bordo Lyudmila Shkrebneva em julho de 1983. Na época, ele era um jovem agente da KGB, e os dois se conheceram em um show em São Petersburgo.
Em 2013, Putin e Shkrebneva anunciaram publicamente seu divórcio no balé do Kremlin “A Esmeralda”, na véspera de seu 30º aniversário de casamento. Foi a primeira vez que o casal apareceu em público juntos em mais de um ano, transmitido pela TV estatal russa. Durante o casamento, Vladimir Putin e Lyudmila Shkrebneva tiveram duas filhas, Martha que nasceu em 1985 e Katerina, nascida em 1986. Ao contrário dos filhos de outros líderes globais, as filhas não aparecem nas mídias e, até recentemente, permaneciam fora do cenário global.
No entanto, a filha mais nova de Putin, Katerina Tikhonova, foi anunciada como vice-diretora do Instituto de Sistemas Matemáticos na reunião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em junho de 2021. Por fim, fato curioso é que Putin nunca reconheceu publicamente a identidade de suas filhas.