A Rússia foi atingida por sanções sem precedentes por sua invasão da Ucrânia, e agora a União Europeia (UE) pode ter como alvo a suposta namorada de Putin, Alina Kabayeva, chefe de mídia pró-Kremlin e ex-ginasta olímpica.
Sanções aos mais próximos de Putin
As sanções impostas pela UE e outros países visam punir os mais próximos de Putin, sendo eles oligarcas, políticos e outras autoridades que disseram ter se beneficiado de seu relacionamento próximo com o presidente.
Desse modo, no mês passado, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha impuseram sanções às filhas de Putin, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova. Até então, Kabayeva nunca havia sido citada, até o momento que surgiu uma petição online, pedindo que Alina fosse expulsa de sua residência na Suíça.
Fontes confirmaram que ela foi incluída na última lista de indivíduos sancionados pela UE.
Sobre Alina Kabayeva
Nascida em 1983, Kabayeva é uma das ginastas mais conhecidas do mundo. Durante sua carreira ativa na ginástica rítmica, ela ganhou duas medalhas olímpicas, 14 medalhas do Campeonato Mundial e 21 medalhas do Campeonato Europeu.
Além disso, Kabayeva é presidente do State Media Group, que tem uma grande participação em quase todos os meios de comunicação russos. Importante destacar que ela também atuou brevemente na política de 2007 a 2014, quando ocupou um assento na câmara do parlamento russo.
Motivo do divórcio de Putin?
Putin, que tem sido muito reservado sobre sua vida pessoal, negou categoricamente qualquer vínculo com Kabayeva. Em 2008, vários meios de comunicação informaram que ele planejava se divorciar de sua esposa Lyudmila e se casar com Kabayeva.
Ambos rejeitaram a história e as autoridades fecharam o jornal pouco depois. No entanto, Putin e Lyudmila anunciaram sua separação cinco anos depois. Há rumores de que Putin e Kabayeva possuem um filho juntos, embora não haja provas concretas.
Um jornal suíço informou que Kabayeva deu à luz um menino em uma clínica de alto nível perto do Lago Lugano em 2015 e outro no mesmo local em 2019. Mas o Sunday Times e o Wall Street Journal disseram que ela deu à luz gêmeos em Moscou em 2019.
O Kremlin nega tais relatos. Em 2015, o porta-voz de Putin disse que “as informações sobre o nascimento de um bebê de Vladimir Putin não correspondem à realidade”.
Aparições de Kabayeva
Kabayeva está no centro das atenções desde que surgiram relatos de seu relacionamento com Putin. Na capa da Vogue de 2011, ela usou um vestido dourado do estilista francês Balmain. Ela também foi a portadora da tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.
Mais recentemente, em abril, ela apareceu em um festival de ginástica juvenil em Moscou, refutando as alegações de que ela estava escondida. Houve pedidos para que o país enfrente sanções desde o início da guerra na Ucrânia.
A grande mídia americana sugere que os EUA estavam relutantes em sancionar Kabayeva por temores de que fosse um “golpe pessoal” contra Putin, o que poderia alimentar ainda mais as tensões.
Em suma, Alina Kabaeva tornou-se indiscutivelmente a mulher mais misteriosa da Rússia. Ela é apresentada como a companheira de Vladimir Putin, mesmo que nem o Kremlin, nem a jovem tenha confirmado oficialmente esse relacionamento.