O Auxílio Brasil é o programa social do governo federal que substitui o Bolsa Família desde novembro de 2021. A saber, 4 pagamentos já foram concluídos até agora, e por ser um programa ainda novo, os beneficiários ainda têm muitas dúvidas em relação às regras do Auxílio Brasil.
Uma dessas dúvidas é em relação ao emprego com carteira assinada. Se o cidadão consegue uma recolocação no mercado de trabalho, ele perde o benefício?
É isso que você vai descobrir nessa leitura!
Assinei a carteira de trabalho finalmente! Vou perder o Auxílio Brasil?
Não. Saiba que você vai ter o benefício mantido. Vamos explicar.
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, no Bolsa Família, quando uma pessoa assinava uma carteira de trabalho, muitas vezes ela perdia o benefício.
Mas isso não acontece no Auxílio Brasil, pelo contrário. Saiba que se você conseguir uma colocação no mercado de trabalho com carteira assinada, ainda vai receber um estímulo para seguir adiante.
Em resumo, não apenas o beneficiário tem a permanência garantida no programa por um período (2 anos), como ainda recebe uma ajuda de R$ 200 para seguir adiante e se reinserir no mercado de trabalho.
Benefícios básicos
A saber, o núcleo básico tem três benefícios: o Benefício Primeira Infância, o Benefício Composição Familiar e o Benefício Superação da Extrema Pobreza.
Existem ainda seis benefícios que interligam outras políticas públicas. São eles: o Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Bolsa Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.
Calendário de março está próximo
O cronograma de repasses do Auxílio Brasil segue o mesmo modelo do Bolsa Família, com escalonamento pelo Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de março;
- NIS de final 2 – 21 de março;
- NIS de final 3 – 22 de março;
- NIS de final 4 – 23 de março;
- NIS de final 5 – 24 de março;
- NIS de final 6 – 25 de março;
- NIS de final 7 – 28 de março;
- NIS de final 8 – 29 de março;
- NIS de final 9 – 30 de março;
- NIS de final 0 – 31 de março.
Veja também: Governo Federal cria carteira de identidade nacional com número único