Na hora de finalizar uma compra no mercado ou até mesmo nas farmácias, muitos consumidores acabam ignorando o CPF na nota. Isso porque, em tese, isso não serve para muita coisa e, de fato, não altera o valor final da sua compra. Contudo, é preciso preencher o seu dado na nota fiscal, dado que, ao fazer isso, você pode estar concorrendo a prêmios impressionantes em alguns estados.
Por isso, hoje vamos entender quais estados possuem o programa de CPF na nota, além de entender quais os prêmios você pode ganhar ao fazer isso. Vale lembrar que aderir a esses programas não gera custos adicionais à sua compra.
Quais estados possuem o programa de CPF na nota?
Colocar o CPF na nota é algo que pode gerar, para você, muitas vantagens. Contudo, nem todos os estados do país possuem esse programa. Por outro lado, a grande maioria dos cidadãos podem aderir a essa modalidade, dado que os estados com as maiores populações do país aderem a essa medida.
Na prática, o programa serve para evitar que empresas deixem de emitir as notas fiscais. Com isso, evita-se que as empresas deixem de pagar o ICMS aos estados através da sonegação fiscal. Para isso, o consumidor exige um comprovante da compra, o que é feito através do CPF na nota.
Contudo, para incentivar que o consumidor faça essa adesão, alguns estados dão prêmios para a população. Confira, abaixo, a lista dos estados que aderem ao CPF na nota:
- Amazonas;
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Distrito Federal.
Para as pessoas que moram nesses estados, colocar o CPF na nota pode ser uma excelente forma de ganhar prêmios, sem gastar nada a mais por isso.
Prêmios para quem insere os dados
Ao colocar o CPF na nota, as pessoas conseguem concorrer a prêmios excelentes e sem custos para adesão aos programas. Por isso, ao colocar os dados na nota fiscal, o cidadão ajuda a combater a sonegação de imposto e ainda pode ganhar muito dinheiro.
Isso porque os programas de CPF na nota fazem sorteios semanais e mensais que podem gerar, para o seu bolso, um Pix de R$ 5 mil a R$ 1 milhão. Dessa forma, quanto mais notas fiscais você inserir no sistema, maiores são as suas chances de ganhar.
Além disso, alguns estados dão descontos em impostos, como IPVA e IPTU. Ainda, outros estados oferecem um cashback de imposto com um período determinado.
Para colocar o CPF na nota, basta baixar, no seu telefone, o programa do seu estado. Ao ter uma nota fiscal com o seu CPF, basta apontar o QR Code na sua câmera do telefone. Além disso, vale lembrar que, ao se cadastrar no Méliuz, você também pode enviar algumas notas fiscais para ganhar cashback.