Pirâmide financeira é um esquema fraudulento que oferece altos lucros em pouco tempo com um investimento inicial baixo. Nesse sentido, essa prática ilegal tem causado prejuízos a milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Com isso, de acordo com um estudo feito pela CNDL, SPC Brasil e Sebrae, em junho de 2021, 14% dos brasileiros que usam a internet confessaram ter sido vítimas de fraudes financeiras, sendo que 40% delas foram enganadas por pirâmides e somente 25% conseguiram reaver seus investimentos.
Além disso, muitas pessoas são seduzidas por esses golpes pela internet, seja por meio de propagandas ou e-mails. Assim, a PSafe, empresa especializada em cibersegurança, detectou mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes financeiros online no Brasil apenas entre janeiro e maio de 2022, mostrando a importância de cuidado ao acessar a internet.
Como funciona uma pirâmide financeira
Uma pirâmide financeira funciona da seguinte forma: uma pessoa vende um investimento com a promessa de grandes rendimentos, mas o verdadeiro objetivo é recrutar mais participantes.
Dessa forma, o dinheiro dos novos investidores é usado para pagar os investimentos e juros dos antigos. Assim, esse modelo de negócio é inviável, pois depende sempre da entrada de novos participantes. Quando o fluxo de novos investidores cai, a pirâmide entra em colapso.
As pirâmides podem se esconder atrás de produtos, serviços ou até mesmo criptoativos para parecerem legítimas. Além disso, as vítimas são levadas a pensar que os lucros virão dessas fontes e são estimuladas a trazer mais pessoas, prometendo maiores ganhos com mais participantes.
No entanto, a verdade é que apenas os primeiros a entrar no esquema ganham dinheiro, enquanto a maioria fica no prejuízo.
Como evitar essa armadilha chamada pirâmide financeira
Para não cair em uma pirâmide financeira, é preciso tomar cuidado. Não se deixe enganar por investimentos que prometem lucros altos e rápidos, principalmente em épocas de crise.
As pirâmides financeiras se caracterizam pela ênfase no recrutamento de novos membros, que pagam para entrar ou recebem bônus por trazer mais pessoas.
Outro sinal de alerta são as promessas irreais feitas pelos golpistas. Lembre-se: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Esses golpes oferecem rendimentos elevados, em pouco tempo, de forma fácil e garantida.
Também fique atento a produtos ou serviços que são apresentados de forma vaga e difícil de entender, mas divulgados como novos e exclusivos.
Leia também: Veja data do primeiro pagamento do Bolsa Família de MAIO!
Sempre pesquise bastante antes de investir
Pesquise antes de investir. Procure o nome da empresa, verifique o CNPJ e confirme se as informações são verdadeiras. Muitas corretoras usam registros falsos ou não relacionados a investimentos.
Hoje em dia, esses golpes se disfarçam de empresas que vendem ações e até criptomoedas. Verifique se a empresa está registrada na B3, na CVM, em fóruns de blockchain e ativos digitais, e se faz parte da ABCripto.
A educação financeira é fundamental para evitar as pirâmides financeiras. Desconfie de promessas exageradas, pesquise bem e busque informações confiáveis. Assim, você se protege contra qualquer tipo de pirâmide e golpes e mantém seu dinheiro seguro.
Leia também: Atenção: Declaração pré-preenchida do IR apresenta ERROS! Veja como identificar