Você conhece Arthur Lira, deputado alagoano que foi indicado por Bolsonaro para presidente da Câmara, sucedendo Maia? Ele é o líder do centrão e diz que vai valorizar as pautas emergenciais, desconversando a polêmica do impeachment. Ele será o novo presidente pelos próximos dois anos. O candidato recebeu muito mais que metade dos votos já no primeiro turno. Como resultado, temos mais uma vitória do presidente, que agora possui mais um aliado.
Arthur Lira – Perfil
Arthur Lira é natural de Maceió, casado e com cinco filhos. Ele é formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo cursos de advogado e ainda atuando como empresário. Em suma, já foi filiado em inúmeros partidos, tais como: PFL (atual DEM), PSDB, PTB e PMN.
O DEM tem uma grande história com o mesmo, principalmente em sua eleição em 2021. Deixou com que os deputados votassem em quem preferirem, a maioria votou nele, isso deixou Maia, ex-presidente da Câmara, bastante alarmado. Baleia, que era apoiado pelo antigo presidente acabou perdendo “de lavada”. Alguns ainda afirmam que Bolsonaro comprou votos em troca de dinheiro ou benefícios, nada é comprovado, por enquanto.
Arthur Lira tornou-se deputado de Alagoas em 2011 e, no ano de 2018, foi o segundo mais votado: 143.858 votos. Também já foi seis vezes líder do PP, chegando a comandar blocos com mais de 200 parlamentares do centrão.
No ano de 2020, auxiliou na aproximação do Planalto com os partidos de centro. Atualmente está bastante ligado a Bolsonaro, mas nem sempre foi assim. Há dois anos publicou nas redes sociais que o governo do mesmo deveria “deixar de lado a pauta de costumes e polêmicas”.
Auxílio emergencial? Talvez algo parecido!
Ultimamente vem sendo contra os gastos excessivos do governo. Contudo, afirmou que poderiam criar algum benefício parecido para as camadas mais pobres da sociedade. Em seu discurso realizado ontem, disse que iria em busca do recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que pudessem realizar pesquisas e analisar toda a situação. Seu objetivo é se manter neutro e apoiar o que a maioria dos parlamentares votarem.
Leia mais: Lira propõe urgência contra a Covid 19
Essa semana estava causando ansiedade devido às polêmicas provocadas por Maia. Arthur Lira tentou fugir do assunto, não abordou sobre os pedidos de impeachment que quase foram assinados pelo ex-presidente.