Um levantamento publicado nesta terça-feira (11) pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica mostrou que, dos brasileiros, 48%, isto é, quase metade, acreditam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos do que se esperava nesses 100 primeiros dias de mandato.
ALERTA! Programa de Lula para passagem aérea deve começar em agosto
Conforme o levantamento, dos perguntados sobre o desempenho do petista, 13% afirmam que o trabalho de Lula à frente do Executivo nesses primeiros meses de gestão foi melhor do que eles esperavam. Por outro lado, 31% dizem que o presidente fez o que eles esperavam e 7% não quiseram ou não souberam avaliar o começo da gestão de Lula.
De acordo com o Ipec, fazendo um recorte regional, constata-se que a parcela dos que dizem que Lula fez mais ou o que esperavam nesses 100 dias de governo é mais acentuada entre os moradores da região Nordeste. Por lá, 38% dizem que o chefe do Executivo fez o que esperavam e 20% que ele fez mais do que esperavam.
O presidente também se destaca entre aqueles que têm menor nível de instrução e os de menor renda. Desses, 19% avaliam que o petista, nesses primeiros 100 dias, completados na segunda-feira (10), fez mais do que era esperado.
Em outra esteira, no entanto, constata-se que 63% dos brasileiros que vivem na região Sul e 61% dos evangélicos dizem que Lula fez menos do que esperavam. Segundo o Ipec, para se chegar ao resultado, foram ouvidos dois mil eleitores.
Os eleitores em questão foram ouvidos em 128 municípios. Isso, entre os dias 01 e 05 de abril de 2023, em uma pesquisa que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, sendo o nível de confiança de 95%.
Aprovação de Lula
O Ipec também divulgou que, da população, 39% define o governo Lula como ótimo ou bom. Por outro lado, o levantamento mostra que 30% dos brasileiros classificam o terceiro mandato do presidente como regular, enquanto outros 26% o classificam como ruim ou péssimo. Não sabem ou não responderam são 6%.
Levando em consideração a pesquisa anterior a essa, publicada em março, constata-se que avaliação de ótimo ou bom da gestão petista oscilou dois pontos percentuais para baixo. Isso porque a avaliação saiu de 41% e foi para 39%. Por outro lado, a reprovação oscilou dois pontos para cima, saltando de 24% para 26%.
Leia também: Ministros, governadores e parlamentares; veja quem viajou à China com Lula