Acontece neste domingo (02) a votação para as eleições gerais deste ano. Quando o assunto é a eleição presidencial, saber se a disputa acabará no primeiro turno é uma incógnita. Já quando o assunto são os ocupantes de cadeiras no Congresso Nacional, existe a certeza que de os nomes serão revelados logo depois das 17h.
Eleitores podem ser presos em caso de falsa denúncia sobre a urna no domingo
De acordo com um levantamento do canal “CNN Brasil”, nas eleições deste ano, 87% dos deputados federais estão concorrendo à reeleição, indicando para a possibilidade de ocorrer a menor renovação de nomes na história do parlamento brasileiro – no senado, dos 27 parlamentares estão em final de mandato, 45% tentarão se manter no cargo no próximo domingo.
Conforme o levantamento, os partidos aumentaram seu número de candidatos nessas eleições com foco em ampliar ainda mais sua representatividade no Congresso. O Partido Liberal (PL), por exemplo, pode passar de 77 para 81 deputados. O Partido dos Trabalhadores (PT), outra grande sigla, também espera ter muitos deputados na Casa: a expectativa é chegar a 77 vagas.
Essa tentativa de aumentar a representatividade acontece por conta de dois motivos. O primeiro é devido à necessidade de “sobrevivência” dos partidos: eles precisam atingir a cláusula de desemprenho para ter direito aos fundos partidário e eleitoral, bem como acesso ao tempo de rádio e TV.
Já o segundo motivo tem a ver com a distribuição das sobras eleitorais: as vagas que não são preenchidas pelos critérios de proporcionalidade. De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos precisam obter ao menos 20% do quociente eleitoral e os partidos precisam alcançar um mínimo de 80% desse total para garantir a eleição dos candidatos.
Por conta desse tópico na lei, um eventual insucesso de candidatos à reeleição tende a ser por conta do baixo desempenho de seus partidos, especialmente os pequenos e médios, e não, na realidade, devido aos desempenhos individuais deles nas urnas.
Leia também: TSE realiza verificação dos sistemas para as eleições um dia antes do pleito