Quase 60% dos brasileiros concordam que os estados deveriam pagar o Auxílio Emergencial e não o Governo Federal. Na última sexta-feira (26), o Presidente Jair Bolsonaro disse exatamente isso durante visita no Ceará.
De acordo com os dados da pesquisa, 38% das pessoas concordam completamente com a ideia de os estados pagarem o auxílio e não a União. Além deles, outros 19% concordam parcialmente com essa informação. A soma fica em 57%.
Do outro lado, cerca de 23% da população disse que discorda completamente com essa afirmação. Então eles acreditam que é a União quem tem pagar esses valores. Outros 10% disseram que discordam em parte da ideia. A soma aqui da 33%.
Outros 9% não souberam responder nem que sim nem que não. Quem fez a pesquisa foi o Instituto Ipec. Eles ouviram 2002 pessoas entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Assim, foi uma pesquisa que aconteceu antes da fala do Presidente no Ceará.
Na fala do Presidente, ele deixa claro que apenas os estados que estão decretando fechamentos é que deveriam pagar o seu próprio auxílio. Não é sobre isso que a pesquisa fala. É apenas sobre o pagamento do auxílio emergencial em si.
Auxílio no Brasil
Seja como for, o fato mesmo é que é a União quem vai pagar o Auxílio Emergencial. O projeto, aliás, já está pronto. Serão quatro parcelas de R$250. Quando esse programa acabar, o Governo quer reformular o Bolsa Família. Pelo menos esse é o plano do Planalto.
De acordo com as informações oficiais, alguns estados da federação já estão pagando o auxílio antes mesmo da União. É o caso do Amazonas, por exemplo. Por lá, além do auxílio estadual, há também o auxílio municipal para os cidadãos de Manaus.