Quase 30 milhões de pessoas deverão ficar sem o Auxílio Emergencial neste ano de 2021. Pelo menos é o que prevê uma projeção do movimento Renda Básica que Queremos. Esses quase 30 milhões são pessoas que receberam parcelas no ano passado e que não irão receber agora.
De acordo com a estimativa, cerca de 28 milhões estão nesse grupo. No ano passado, o Governo Federal pagou o auxílio para 68 milhões de pessoas. Agora, o mesmo Governo vai fazer o pagamento para apenas 40 milhões. Pelo menos é o que diz a entidade.
Isso não quer dizer que 28 milhões de pessoas estão sem renda e ficarão sem receber nada este ano. É que neste grupo podem existir pessoas que conseguiram um emprego, por exemplo, e que realmente não precisam mais desse dinheiro do Auxílio.
Seja como for, há um temor de que pessoas que precisam do dinheiro fiquem sem o benefício. Vale lembrar que este ano não será preciso fazer a inscrição. Isso porque o próprio Governo vai fazer a avaliação cadastral de cada um e decidir quem ganha e quem não ganha.
O número de pessoas que vai receber o benefício este ano vai diminuir porque o Governo vai gastar menos com o programa. No ano passado, o Planalto desembolsou cerca de R$292,9 bilhões. Agora, o Governo tem um teto de R$44 bilhões.
Auxílio
O Movimento chegou nesses números se baseando em informações do Ministério da Cidadania e da Economia. Além disso, eles também consideraram resultados de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas o fato é que o Governo ainda não bateu o martelo sobre a quantidade de pessoas que irão receber o benefício. Então o momento é de muita expectativa entre as pessoas que estão esperando o resultado dessa seleção.
Leia Mais: Pacheco cobra agilidade do Governo no pagamento do Auxílio Emergencial