Já é um costume brasileiro aguardar o pagamento de impostos que aparecem a partir do início do ano seguinte, como IPVA, IPTU que são os mais conhecidos da população. Não à toa, já no final de 2022, muita gente está se perguntando quanto vai ser o IPTU 2023, afinal, quem possui imóvel tem uma certeza na vida: esse tributo tem que ser pago anualmente.
Conforme estabelecido na prefeitura municipal, o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana deve ser pago, obrigatoriamente, pelos brasileiros. Por isso, acompanhe a seguir todas as regras para entender quanto vai ser o IPTU 2023:
Veja as informações sobre o IPTU 2023
Alguns casos garantem a isenção do IPTU 2023, mas isso depende muito do valor do imóvel e de como a prefeitura lida com essas questões. O valor dessa arrecadação com IPTU precisa ser investido em melhorias nos serviços públicos e assistenciais. Alguns exemplos são: iluminação, obras, transporte, saúde, segurança e educação.
Portanto, quando uma pessoa paga o IPTU em dia, esse cidadão passa a ter direito a reivindicar melhorias, já que está pagando por elas. Além disso, os serviços públicos chegam àqueles que arcam com os tributos como àqueles que não precisam pagar IPTU ainda, já que não possuem imóveis.
Para saber se o locatário, ou seja, o inquilino de uma casa precisa arcar com os valores, o ideal seria consultar o contrato de locação, já que esse documento consta todas as obrigações de ambas as partes. Afinal, alguns proprietários preferem quitar o IPTU e outros preferem que o morador seja responsável pela dívida paga todos os anos.
Valor do IPTU 2023
Seja qual for a sua posição, uma coisa é certa: o IPTU 2023 vai chegar em sua casa da mesma forma que o sol vai raiar amanhã cedo. Portanto, se você já está acostumado a pagar essa dívida, saiba que o valor do imposto para o ano seguinte vai depender do seu tipo de imóvel.
Afinal, toda prefeitura conta com um documento chamado Planta Genérica de Valores que pauta o valor de mercado da sua residência considerando o preço do metro quadrado em sua região. O cálculo do valor do IPTU 2023 considera o tamanho da residência, o tempo de construção, a valorização da casa e da região.
Cálculo do IPTU
Então, para calcular quanto vai ser o IPTU 2023, a conta é bastante simples, desde que todas as informações estejam em mãos. Sabendo disso, basta jogar as informações em uma fórmula matemática que vai definir qual é a taxa para o pagamento desse imposto.
IPTU= (metro quadrado de área construída efetiva x valor do metro quadrado da região) x alíquota do imóvel. Por exemplo, uma casa que tenha um valor de R$400.000,00 com uma alíquota aplicada de 0,55% terá um valor de R$2.200 como IPTU 2023. Esse valor pode ser pago à vista ou parcelado durante o ano em questão.
Sendo assim, agora que você já sabe como fazer esse cálculo, ficará bem mais fácil de organizar as suas finanças para 2023.