Muitos brasileiros podem ter o benefício do Bolsa Família bloqueado do dia para a noite. Isso aconteceu muito no início do ano, quando o Governo Federal fez um pente-fino em todos os beneficiários do programa e no INSS. Contudo, é muito simples regularizar, se você se encaixa nas regras. Apesar disso, sempre fica o questionamento de quanto tempo demora para o governo retomar o pagamento.
Por isso, hoje vamos entender o que acontece se você está irregular no Bolsa Família e quanto tempo demora para o governo liberar o benefício. Vale lembrar que, em caso de dúvidas, o melhor é ir até um CRAS mais próximo da sua casa e falar com os responsáveis pelo benefício.
Como evitar a suspensão do Bolsa Família?
Se você quer evitar o cancelamento do seu Bolsa Família por conta do pente-fino do governo, é preciso ficar atento aos passos recomendados pelos especialistas no assunto. Isso porque os dados cadastrais serão a grande chave para decidir quem sai e quem fica no programa. Vale ressaltar que o desligamento do programa faz com que o atual beneficiário entre no final da fila de espera, em caso de nova solicitação.
Por isso, é fundamental atualizar os seus dados do CadÚnico. Para isso, basta ir a um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, próximo à sua casa, com os devidos documentos. Ao fazer isso, seus documentos estarão atualizados e o Bolsa Família seguirá caindo na sua conta normalmente.
Além disso, é importante lembrar que os requisitos de renda seguem valendo. Por isso, quem ganha R$660 ou menos por pessoa tem acesso ao programa de transferência de renda, mas rendas maiores que isso, por pessoa, excluem a família do benefício. O valor é referente à metade do salário mínimo. Ainda, famílias com até três salários mínimos como renda total familiar também têm direito ao Bolsa Família.
Quanto tempo demora o desbloqueio?
Quem não segue as regras do programa pode ter o pagamento bloqueado a qualquer momento. Por isso, muita gente precisará regularizar os dados para receber o Bolsa Família novamente. Contudo, a espera não termina no momento em que o benefício é aprovado novamente.
Isso porque o Governo Federal precisa desbloquear o pagamento do programa. De forma geral, são três os principais motivos do bloqueio:
- Inconsistências no cadastro;
- Falta de atualização dos dados, que acontecem a cada 2 anos;
- Fim das regras de emancipação: atualmente, famílias podem ficar por até dois anos no programa se tiverem renda per capita de até R$ 660.
Após analisar o motivo e resolver o problema, o Bolsa Família pode ser desbloqueado em até 90 dias. Feito o desbloqueio, os valores passam a cair na conta dos beneficiários já no próximo calendário de pagamentos.