A instituição financeira que mais está concedendo empréstimo consignado do Auxílio Brasil é a Caixa Econômica Federal. Sendo que a principal reclamação dos beneficiários é a demora na liberação do dinheiro do consignado. Por isso, hoje nós indicaremos quanto tempo demora para cair na conta o empréstimo Auxílio Brasil.
Qual a posição da Caixa Econômica Federal quanto ao tempo para liberar o dinheiro do consignado na conta?
Conforme a CEF (Caixa Econômica Federal), o prazo para liberação do consignado na conta foi alterado para 5 dias úteis. Desta forma, todos os beneficiários que já efetivaram o contrato e que estão confirmados pelo Ministério da Cidadania e o Dataprev, terão que aguardar este prazo para recebimento do valor contratado.
Assim, a partir de sexta-feira, dia 28/10, os representantes familiares que tiveram seus contratos aprovados, estão recebendo no aplicativo do Caixa Tem, uma notificação que diz “o dinheiro estará disponível em até 5 dias úteis”.
Este prazo não está de acordo com a regulamentação do Ministério da Cidadania, e assim, a CEF precisa fazer a solicitação de autorização para ampliar a prazo para disponibilização do dinheiro na conta. A justificativa seria de que necessita de tempo maior para analisar internamente os processos, como, por exemplo, realizar os procedimentos antifraudes, além de conferir o CPF do responsável pelo benefício.
Mas não há informações se houve a solicitação ou se houve a aprovação para aumentar o prazo para liberação do dinheiro pelo Ministério da Cidadania. Até porque, a CEF teve que prestar contas sobre os processos realizados para liberação do crédito para o TCU (Tribunal de Contas da União).
Quais são os processos internos existentes para liberar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
A partir da solicitação realizada pelo beneficiário para a concessão de empréstimo consignado, ocorre a seguinte sequência de análise interna:
- O banco realiza uma análise interna, que não possui prazo determinado;
- Se for aprovado, é encaminhado para o Dataprev e o Ministério da Cidadania, que avaliam se corresponde com a regulamentação;
- Se for aprovado, retorna ao banco para ocorrer a averbação do pedido;
- Após a averbação, é que conta o prazo de 5 dias úteis.
Como contratar o consignado na CEF?
Os responsáveis familiares podem se dirigir pessoalmente, em qualquer uma das 4 mil agências da CEF, ou 13 mil lotéricas, além de 9 mil correspondentes bancários Caixa Aqui. Além disso, podem fazer a solicitação através do aplicativo Caixa Tem.
Mas precisa atender aos seguintes requisitos para contratação:
- Margem consignável: até 40% do valor base do benefício de R$ 400,00;
- A parcela não poderá ultrapassar o valor de R$ 160,00;
- Prazo máximo de pagamento: 24 parcelas;
- Taxa de juros: 3,45% ao mês;
- O depósito será feito na conta do Caixa Tem;
- Os beneficiários deverão autorizar a contratação do empréstimo consignado.
Além disso, existem algumas condições em que são exigidas por parte do beneficiário para conseguir a concessão do benefício. Sendo que a principal exigência é o tempo mínimo de 3 meses de recebimento do Auxílio Brasil.
Sendo assim, é importante você saber de tudo que precisa antes de pedir esse empréstimo consignado do Auxílio Brasil.