A proteína é um nutriente muito importante para o organismo, principalmente para quem deseja adquirir maior quantidade de massa muscular. Mas muitas pessoas possuem uma dúvida acerca desse nutriente: quanto de proteína devo comer em cada refeição?
Bom, em primeiro lugar é importante entender que o importante não é a quantidade de proteína que se come em cada refeição. Mas a quantidade total do nutriente ao final do dia. Então, você não precisa consumir a mesma quantidade de proteína em todas as refeições, mas há um limite diário que você deve alcançar.
Quanto de proteína comer em cada refeição?
É válido salientar que cada pessoa possui necessidades nutricionais específicas que variam de acordo com a idade e o peso de cada um. Portanto, a quantidade de proteínas que um adulto que realiza atividades físicas necessita é diferente daquela que uma criança precisa. Leia este artigo e entenda quanto de proteína você deve comer em cada refeição.
Qual é a quantidade insuficiente?
Um adulto saudável que tenha setenta e seis quilos deve comer, pelo menos, 200 gramas de proteína por dia, o que daria cerca de 0,8 gramas por quilo. Portanto, o ideal é pesar a quantidade de proteína que você come para que esse valor seja ultrapassado, senão você pode sentir-se improdutivo e sem energia.
Uma dica de alimento rico em proteínas é o frango, que, além de ser rico em proteínas, possui vitaminas que previnem doenças do coração, como a vitamina B6, por exemplo.
Quantidade suficiente de proteínas
A quantidade suficiente de proteínas que você deve comer durante o dia está entre 450 a 550 gramas. O peito de frango, então, é uma ótima opção, pois 100 gramas de peito de frango proporcionam trinta gramas de proteínas e apenas um grama de gordura. Por outro lado, a carne vermelha na mesma proporção irá proporcionar 15 gramas de gorduras saturadas.
Outra dica é variar o consumo, você pode, por exemplo, comer atum no almoço e deixar o frango para o jantar. Mas não faça o frango frito, consuma cozido, grelhado ou assado.
Absorção de proteínas
As diferentes fontes de proteínas interferem no metabolismo desse nutriente. A proteína proveniente do wheyprotein, por exemplo, está em sua forma isolada. Portanto, o corpo é capaz de absorver aproximadamente 10 gramas dessa proteína por hora. Em contrapartida, o corpo absorve cerca de 3 gramas de proteína originada dos ovos mexidos por hora.
Além disso, os demais alimentos que compõem a refeição e a rotina de atividade física, bem como a idade, sexo e quantidade de massa magra influenciam no metabolismo da proteína.
Quantidade de proteína por refeição
Se você consome proteína por meio do wheyprotein, cerca de 0,25 a 0,60 gramas por quilo de peso corporal por refeição é suficiente para promover uma boa síntese proteica muscular. Mas para que esse cálculo fique mais fácil você pode tomar como referência os valores máximos e mínimos apresentados anteriormente. E calcular de acordo com o número de refeições que você faz durante o dia.
Agora que você já sabe a quantidade de proteína que deve consumir diariamente, busque ingerir alimentos ricos desse nutriente, para ter o resultado desejado no ganho de massa muscular.