O pediatra é o profissional da saúde da criança que deve acompanhar seu filho até os 18 anos de idade. Pois é, o médico mais conhecido para cuidar do seu pequeno deve acompanhar seu crescimento até que ele se torne um adulto completamente saudável, mas até essa idade, a consulta é anual e serve de prevenção. Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre quantas vezes você deve levar seu filho ao pediatra.
Portanto, veja abaixo a frequência e entenda melhor a necessidade que a criança tem de ser acompanhada de perto por esse profissional da saúde.
Por que você deve seu filho ao pediatra?
A pediatria atua tanto na realização de exames diagnósticos de doenças que ocorrem bastante na infância como asma, gastroenterite e resfriados como no acompanhamento da vacinação. Por isso, é preciso levar o filho ao pediatra até os 18 anos, pois alguns problemas podem ser companheiros do seu filho durante a vida inteira deles.
Diagnóstico de doenças obtidos pelo pediatra
Como foi dito, você precisa levar seu filho ao pediatra para realização de exames diagnósticos de doenças comuns na infância, como, por exemplo:
- Resfriados;
- Diarréias;
- Bronquiolite;
- Pneumonia;
- Verminoses;
- Constipação;
- Micoses;
- Dermatite.
O pediatra também vai falar com a mãe sobre os cuidados com a amamentação e sobre a introdução de novos alimentos consumidos pelas crianças. Além disso, os pediatras trabalham em parceria com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, caso seja necessário algum cuidado relacionado às áreas.
Até que idade deve levar o filho ao pediatra?
Normalmente, o pediatra acompanha a vida infantil e toda a adolescência do seu filho, já que alguns problemas podem acontecer até os 21 anos de idade. No entanto, pessoas que possuem outras dificuldades como autismo ou síndrome de down, por exemplo, podem ter um acompanhamento por mais tempo, mas isso vai depender do quadro de cada pessoa.
Veja a frequência que você deve levar seu filho ao pediatra
Para entender quantas vezes você deve levar seu filho a pediatra, saiba que isso varia de acordo com a idade. Por isso, veja abaixo a frequência que seu filho precisa ir ao médico de acordo com a faixa etária:
De 0 a 2 anos de idade
Depois que o bebê nasce, uma consulta deve ser marcada para a primeira semana do recém nascido e, depois disso, deve-se manter uma consulta mensal até os 6 meses de idade. Depois disso, ainda deve haver uma consulta aos 9 meses e outra ao completar 1 ano de idade. No segundo ano, as consultas devem acontecer aos 15, 18 e 24 meses, respectivamente.
De 2 a 4 anos de idade
Nessa faixa etária, você deve levar seu filho a cada semestre ao pediatra para acompanhamento e realização de exames.
De 4 a 18 anos ou mais
Depois que seu filho atinge mais de 4 anos de idade, você deve manter uma consulta anual com o pediatra até quando for necessário, de acordo com o parecer médico.
Sendo assim, agora que você já sabe a frequência correta para cada idade, previna seu filho, e cuida da saúde dele.