Devido à pandemia pela Covid-19, o Governo Federal precisou criar um programa de enfrentamento à crise sanitária e econômica. O benefício foi criado em 2020 e teve que ser reformulado para funcionar também em 2021. Dessa forma, para a rodada nesse ano, foram definidas, a priori, quatro parcelas. Porém, o governo optou por estender novamente o programa: quantas parcelas extras do auxílio emergencial 2021 serão pagas?
Confira, portanto, informações sobre os novos ciclos que começam a ser pagos em agosto e saiba quem vai receber as parcelas extras do programa, visto as mudanças que foram elaboradas.
Quantas parcelas extras do auxílio emergencial 2021 serão pagas?
Serão repassadas três (3) parcelas extras do auxílio emergencial 2021, com término previsto somente para outubro. A prorrogação foi feita ainda em julho quando o governo publicou um decreto que determina o pagamento de mais ciclos de pagamento.
A medida, no entanto, não vai beneficiar todos os participantes. Isso porque a cada novo mês de pagamento, a Dataprev verifica os dados cadastrais de todos os inscritos e cruza as informações com outros órgãos, a fim de barrar pagamentos irregulares e beneficiários que não tenham mais direito ao recebimento.
Dito isso, os critérios que impedem o recebimento das parcelas extras do auxílio emergencial 2021 são os seguintes:
- trabalhar de carteira assinada durante o pagamento do auxílio;
- ser de classe média;
- receber o seguro-desemprego durante o pagamento do auxílio;
- receber aposentadoria durante o pagamento do auxílio;
- ter membro da família recebendo o benefício;
- receber pensão;
- ter sido preso;
- ser militar.
Portanto, beneficiários que tiverem o programa interrompido por esses motivos, não terão como recorrer do resultado negativo, pois não se encaixam mais no regulamento.
Haverá novas inscrições?
Não. Para o pagamento das parcelas extras não haverá novas inscrições, de modo semelhante a como ocorreu no início do ciclo 2021, uma vez que o governo utilizou o cadastro de quem se inscreveu no programa em 2020.
Além disso, tinham direito de receber o auxílio, pessoas que receberam o auxílio emergencial residual em dezembro do ano passado e que cumpriam todas as exigências de participação.
Dessa forma, o pagamento da primeira parcela extra do auxílio emergencial 2021 começa nesse mês, o repasse da sexta será em setembro e o pagamento da sétima e última parcela, em outubro.
Veja ainda: Saiba tudo sobre a 5ª parcela do auxílio emergencial 2021: valores, quem vai receber e novidades
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.