Você sabe quando que vale apena usar o ácido hialurônico na pele? Um dos efeitos da idade, é a redução dos níveis de ácido hialurônico no organismo. Por isso, com o passar dos anos há a necessidade de fazer a reposição deste componente. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar quando vale a pena usar o ácido hialurônico na pele.
O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um açúcar que se junta com a água presente no organismo, com a função de lubrificar e absorver os choques nas partes que se movimentam do corpo, principalmente nas articulações. Mas, esta substância é ótima em tratamentos de estética atuando como preenchedor facial.
56% do ácido hialurônico presente em nosso organismo, está presente na pele, hidratando, deixando-a com elasticidade e mantendo a pele lisa. O que ocorre é que com o passar dos anos, a quantidade da substância diminui, fazendo com que a pele se torne ressecada e causem o aparecimento das rugas.
Como o ácido hialurônico preenche os espaços entre as células, na pele facial é possível que ele amenize as linhas de expressão, dando mais uniformidade à pele. Além disso, reduz as olheiras e hidrata profundamente a pele.
Quando vale a pena usar ácido hialurônico na pele?
A resposta é simples: vale a pena usar ácido hialurônico na pele a partir do momento em que é identificada a redução da substância na pele, ou seja, a partir dos 25 anos de idade.
O ácido hialurônico está presente em cosméticos e dermocosméticos, podendo se apresentar na forma de cremes, séruns, loção, gel, sendo muitas vezes associados a outros elementos ativos como a vitamina C.
Quem pode usar o ácido hialurônico na pele?
O uso do ácido hialurônico não possui contraindicações, portanto todas as pessoas podem usar, em diferentes tipos de pele. Mas, atenção: as mulheres grávidas ou que estão amamentando devem consultar um médico dermatologista antes de começar a usar.
O efeito hidratante da substância é para qualquer tipo de pele, o que pode variar é o tipo de hidratante. Por exemplo, em caso de pele oleosa, o hidratante precisa ter um toque seco e leve, já as peles secas exigem, um hidratante mais cremoso.
Quando usar o ácido hialurônico?
Normalmente os compostos que possuem a denominação ácido, não são recomendados para serem utilizados no período do dia, somente à noite. Mas no caso específico do ácido hialurônico, esta recomendação não é necessária pois ele não possui atividade fotossensibilizante, e não produz descamação.
Assim, o ácido hialurônico é um ácido fraco, natural, que compõe a camada extracelular de vários tecidos do corpo humano. Assim, normalmente as fórmulas que contém ácido hialurônico são menos ácidas que as demais, o que diminui a chance de causar irritações.
Portanto, os produtos que contém ácido hialurônico podem ser tanto de uso diurno quanto noturno.
A recomendação para qualquer produto de tratamento de beleza durante o dia, incluindo aqueles que possuem ácido hialurônico, é que deve acompanhar filtro solar.