Sabemos que o cartão de crédito é uma grande armadilha para sair do orçamento financeiro. Mas, existem situações em que vale a pena parcelar uma compra no crédito. Por isso, que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar em que situações o parcelamento é possível e vantajoso.
Quando vale a pena parcelar uma compra no crédito?
Normalmente quando se fala em parcelar uma compra no cartão de crédito, acaba sendo sinônimo de endividamento e taxação de juros. Mas existem algumas situações em que essa ideia não é verdadeira. E assim, vamos apresentar na sequência estas situações:
Não existe juros com o parcelamento
Veja: a compra parcelada significa que você está pegando um dinheiro emprestado, e assim, paga juros pelo empréstimo, e o seu valor vai depender do tempo que você demorará para quitar as parcelas. Então, verifique bem se o valor das parcelas é exatamente o valor a vista dividido pelo número de parcelas, caso contrário você está pagando juros embutidos nas parcelas.
Você tem em mãos o valor total da compra
Outra situação de pagar compras de forma parcelada é, além de pagar juros, comprometer mais do que consegue pagar, ou você tem dinheiro para pagar as primeiras parcelas, e faltará para as últimas. Mas se você tem o dinheiro para pagar à vista, e não há incidência de juros, comprar parcelado é uma vantagem. Você guarda o dinheiro e ganha milhas ou pontos no cartão de crédito ao realizar a compra.
Você tem o dinheiro para pagar a vista, mas está investido
Neste caso, o ideal é receber pela aplicação o valor maior do que os juros da parcela, e assim, parcelar a compra. Você pode investir em renda fixa, como o Tesouro Selic, que regulamenta os juros e você pode fazer o resgate quando quiser. O rendimento é seguro, e você não perde o poder de compra do seu dinheiro.
Para fazer este tipo de investimento, você pode ir diretamente no seu banco de preferência, ou abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Normalmente não são cobradas taxas para esta forma de investimento, mas cuide, pois você deverá declarar os rendimentos no Imposto de Renda quando fizer o resgate.
Assim, quanto maior o tempo que você deixar o seu dinheiro aplicado, menor será a alíquota de IR que você terá de desconto no resgate do título. Você somente pagará IR sobre os rendimentos recebidos.
Outra opção é aplicar em contas digitais, que pagam rendimentos percentuais do CDI, e você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento. Mas, se a sua escolha for pagar à vista, retirando o dinheiro dos investimentos, é interessante que você reponha este dinheiro para que você construa sua reserva de emergência.
Você pode criar uma parcela para investimentos, no local que você achar que é mais propício. Neste caso, você precisa considerar o seu perfil de investidor e o prazo que você deseja para resgate do investimento.
Viu como é fácil optar pela melhor forma de comprar?
Utilize as nossas dicas e não perca dinheiro.