Essa, sem dúvida, é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas muita gente ainda se confunde e não sabe exatamente quando vai ser a Black Friday.
A data, que tem origem nos Estados Unidos, acabou virando tradição aqui no Brasil também. Aliás, muitos estabelecimentos aproveitam até para fazer uma espécie de “esquenta”, com promoções ao longo do mês inteiro, batizadas por “Black November”.
Quando vai ser a Black Friday?
Anote aí! O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, neste ano será no próximo dia 25.
Vale mencionar que a primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, mas apenas de forma online. Na ocasião, mais de 50 lojas do varejo nacional participaram do evento.
Em 2012, diversas críticas à data nacional começaram a ser feitas por consumidores, quando grandes lojas praticamente não deram descontos em seus produtos, comparadas com as lojas norte americanas, que realmente despencam o preço das mercadorias.
Veja também: Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023: Tempo é apertado para aprovar PEC da Transição
Dicas para fazer compras seguras
Agora que você já tem certeza de quando vai ser a Black Friday, deve estar na expectativa para aproveitar as promoções de alguns produtos que já tenha em mente.
No entanto, é muito importante deixar a empolgação de lado e ficar atento a todos os detalhes para garantir uma compra segura e realmente fazer a Black Friday valer a pena.
Vamos a algumas dicas!
Confira o endereço do site
É normal nesta época em especial surgirem anúncios com promoções fora da realidade e que enchem os olhos de quem está navegando pelas redes sociais.
Então, se você entrar em algum site através de um link de um grupo de WhatsApp, Telegram ou até mesmo por e-mail, é importante que você verifique sempre a URL, isto é, a barra de endereço do navegador.
Isso porque em muitos casos de golpes, o trabalho é tão bem feito, que os criminosos conseguem clonar um site, fazendo com que pareça realmente o endereço original.
Sendo assim, para evitar problemas, é importante que verifique se o site contém aquele cadeado na barra de endereço, o que já garante uma maior segurança.
Uma outra alternativa é jogar o nome da loja no Google e acessá-lo através do buscador. Dessa forma, você tem a certeza de que está navegando no site original.
Use os cartões virtuais nas compras online
A maioria dos bancos atuais oferecem a opção de um cartão virtual. Desse modo, dê sempre a preferência para eles nas compras online. Além de aumentar a segurança da compra, ainda evita a burocracia em casos mais extremos. E para aumentar a segurança, gere um cartão virtual para cada compra que efetuar, e descarte-o logo em seguida.
Ainda mais, evite comprar com boleto ou com PIX, uma vez que tais recursos são mais vulneráveis para golpes.
Confira o valor na maquininha antes de digitar a senha
Falando agora nas compras físicas, dica essa que vale não apenas na época de Black Friday, antes de digitar a senha ou aproximar o seu cartão, confira o valor na tela da maquininha.
Utilize comparadores de preço
Por fim, uma outra dica valiosa é pesquisar. Assim, você realmente vai saber se aquele produto está ou não valendo a pena. Sabe se realmente tem desconto no produto ou não e ainda pode saber qual loja está oferecendo a melhor condição.
Para tanto, muitos aplicativos de promoção e sites para monitoramento de preços foram pensados. Alguns exemplos são o Zoom e o Buscapé, que ajudam você a monitorar e decidir o momento certo de comprar aquele produto tão desejado.
Compartilhe esse texto para que mais pessoas confirmem quando vai ser a Black Friday e possam aproveitar as dicas para uma compra segura.
Leia ainda: Problemas com a SENHA DO CAIXA TEM? Veja como resolver