Ter um recurso para te ajudar a fechar as contas quando aqueles imprevistos aparecem, é sem sombra de dúvidas, um alívio e tanto. Mas, se não for bem utilizado, o cheque especial pode se tornar sua maior dor de cabeça. Veja então dicas de quando usar o cheque especial e não se endividar usando esse artifício. Confira aqui no Brasil 123.
Quando usar o cheque especial
Muitas vezes extrapolamos nosso orçamento e as contas ou não fecham ou fecham sem folga, fazendo com que, na presença de imprevistos, não exista outra opção a não ser recorrer ao cheque especial até a próxima data de recebimentos.
O problema desta situação, é que pode vir a se tornar uma bola de neve, e o não ter para pagar hoje, se tornar uma constância e não ter para pagar nunca.
Não teve jeito, e precisou recorrer ao cheque especial? ok, mas antes observe se:
- A taxa do rotativo está equiparada a de outras redes bancárias;
- Você terá como pagar;
- O uso do especial é esporádico ou tem sido recorrente.
O juros do cheque especial é um dos mais altos do mercado, pois esta modalidade de crédito é concedida sem burocracia, juntamente com a adesão da conta.
Como evitar que as contas virem uma bola de neve?
O primeiro passo é se organizar. Colocar no papel todas as suas despesas, e todos os seus ganhos. Se a conta não fechar, o jeito é reduzir o que gasta e aumentar o que ganha.
Hoje em dia na internet, há diversos vídeos e canais que podem ajudar no que diz respeito à educação financeira, e que você pode recorrer para aprender mais a lidar com o seu dinheiro.
Porém, para te ajudar agora, indicamos alguns passos para iniciar o seu processo de organização financeira:
- Diminua os gastos no cartão de crédito e no cheque;
- Procure comprar à vista e negociar descontos;
- Cozinhe sua própria comida, reduza os gastos com restaurantes e delivery;
- Se possível, utilize transporte público;
- Reforme roupas e sapatos para evitar novas aquisições por um período de tempo;
- Cancele assinaturas pouco utilizadas;
- Compartilhe caronas;
- Faça freelance, preste serviços, descubra outras fontes de renda.
A ideia é equilibrar a balança que está pendendo para o endividamento, o cheque especial resolve momentaneamente, mas a solução definitiva está na mudança de atitudes em relação a seu dinheiro.
Gastar mais do que ganha é um erro fatal
Na maioria das vezes, as pessoas recorrem ao cheque especial por este motivo, ou gastaram mais do que ganhou, ou gastou tudo o que ganhou e aconteceu um imprevisto e não teve onde recorrer.
Se todo mês você gastar um pouco a mais do que entra, logo esse pouco se tornará muitas dívidas, impossíveis de serem pagas.