Você sabe quando o empréstimo consignado vale a pena? Para saber a resposta, precisamos entender melhor sobre essa modalidade de crédito. O significado de consignado está atrelado à especialidade desse tipo de empréstimo, visto que ele é descontado diretamente na folha salarial da pessoa ou no contra-cheque e do benefício do INSS, por exemplo. Veja mais aqui no Brasil 123.
Muito comum entre funcionários públicos, aposentados e pensionistas, essa opção é a que mais traz confiança para as instituições bancárias, visto que o pagamento dos clientes é mais garantido nesse caso.
Como funciona o empréstimo consignado
Quando você adquire o empréstimo consignado, os valores das parcelas que foram contratadas são descontados diretamente no seu salário. Portanto, ao adquirir esse crédito, você já saberá que esse dinheiro nem chegará em sua conta corrente, visto que a empresa paga o banco primeiro.
Nesse sentido, pode ser que esse empréstimo consignado prejudique o seu planejamento financeiro, pois aumenta os gastos com juros.
Hoje em dia, mais de 30% da renda das famílias brasileiras estão sendo usadas apenas para o pagamento de dívidas. Esses dados do Banco Central só confirma o que todos já sabem: o endividamento não para de crescer. Mas, será que vale a pena fazer empréstimo consignado? Veremos abaixo.
Então, quando vale a pena fazer empréstimo consignado?
A aquisição de crédito bancário pode ser um aliado ou um inimigo do seu orçamento, portanto, é preciso saber quando o empréstimo consignado vale a pena, visto que, em alguns casos, essa pode ser uma boa ideia.
Por ter a previsibilidade do pagamento, as instituições bancárias cobram juros mais acessíveis das pessoas que realizam empréstimo consignado. Dessa forma, se a empresa que o trabalhador atua tem parceria com o banco, as chances dele conseguir o crédito consignado aumentam muito.
Além disso, os aposentados e pensionistas do INSS também conseguem obter o empréstimo consignado, pois o próprio governo é responsável pelo pagamento da dívida.
Mas é preciso ter cautela e saber quando o empréstimo consignado vale a pena, visto que, apesar das taxas de juros mais baixas, elas ainda existem.
Vantagens
Como as instituições credoras sabem que vão receber os valores das parcelas, as taxas de juros menores são atrativas para quem busca essa linha de crédito, sendo que alguns bancos oferecem até 10 anos para a quitação do débito.
Desvantagens
Para entender quando o empréstimo consignado vale a pena, você deve considerar os riscos também, visto que sempre existe a possibilidade do desemprego. Nessa situação a pessoa deverá quitar o empréstimo à vista ou trocar a modalidade por outra linha de crédito com juros maiores.
Além disso, o empréstimo consignado pode prever, em contrato. O desconto de até 30% do valor da rescisão contratual do empregado com a instituição que realiza o pagamento da dívida mensal do trabalhador.
Agora que você já sabe todas as vantagens e desvantagens que o empréstimo consignado pode oferecer, está na hora de por na balança o que é melhor para você!