Com a chegada do frio, dúvidas como “quando fazer nebulização?” são frequentes. Afinal, nessa época do ano as doenças respiratórias são mais comuns por causa do ar frio e seco, principalmente nas crianças. Por isso, veja mais aqui no Brasil 123.
É importante saber quando é que se indica fazer nebulização e qual a maneira correta de fazer, para que os resultados sejam satisfatórios e o procedimento não cause nenhum mal. E para te ajudar com isso, hoje trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a nebulização. Para que possa usá-la da maneira correta e passar pelo inverno com mais qualidade respiratória. É só continuar lendo e conferir!
O que é e como funciona a nebulização?
A nebulização, que também é famosa popularmente como inalação. É um procedimento feito com um aparelho elétrico. O nebulizador, que pode ser de uso caseiro e que tem versões mais profissionais que as usam em hospitais.
Com o nebulizador, o paciente inala uma solução que pode ser somente de soro fisiológico ou que contenha medicamentos, para que essa solução fluidifique as secreções respiratórias, umidifique as vias aéreas e, assim, a respiração fique mais fácil.
Quando é indicado?
A nebulização é indicada para tratamento de doenças respiratórias, tais como:
- Gripes;
- Resfriados;
- Bronquites;
- Sinusites;
- Rinites;
- Asmas, etc.
Em casos mais graves, quando há obstruções pulmonares ou doenças crônicas, a aplicação da nebulização deve ser feita no hospital por profissionais, ou em casa, mas seguindo as orientações prescritas pelo médico.
Qual a forma correta de fazer nebulização?
Para que a nebulização surta o efeito desejado, é preciso tomar uma série de cuidados, antes, durante e depois do procedimento. Então, você deve fazer o seguinte:
- Lave bem as mãos com água e sabão e em seguida as seque com toalhas de papel antes de manipular o nebulizador e de preparar a solução;
- Ademais, coloque a quantidade de soro fisiológico indicada pelo profissional da saúde no copo do nebulizador e os demais medicamentos, se houver;
- Logo após, encaixe a parte superior do copo na base da máscara e conecte o tubo do aparelho ao copo;
- Sente-se recostado em uma posição confortável;
- Coloque a máscara no rosto, de modo que ela cubra a boca e o nariz;
- Ligue o aparelho;
- Certifique-se de que está se formando uma espécie de névoa dentro da máscara;
- Inspire profunda e lentamente pela boca, depois expire pelo nariz, para que o vapor chegue até os pulmões. Faça isso até que todo o conteúdo acabe e pare de sair vapor pela máscara.
Depois de terminar a nebulização, desligue o aparelho e retire a máscara. Você deve lavar a máscara e o copo com água e sabão neutro e secá-los bem antes de guardar. Além disso, guarde o soro fisiológico na geladeira e só retire-o pouco tempo antes da próxima nebulização.
Outro cuidado importante, em especial se houver aplicação de medicamentos corticóides durante o procedimento, é enxaguar a boca após a inalação para evitar a proliferação de fungos no local. Com esses cuidados, a nebulização será totalmente eficiente e ajudará muito na melhora da sua respiração.
E aí, gostou de aprender quando e como fazer nebulização? Agora é só colocar essas dicas em prática e você não irá mais sofrer tanto com as doenças respiratórias do inverno!