Você também tem dúvidas sobre a data permitida para sacar o Auxílio Brasil? Então veio ao lugar certo!
Para quem não está por dentro, o Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda do Governo, destinado às famílias que se encontrem em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.
O programa segue na reta final dos pagamentos da sua segunda parcela, mas ainda existem detalhes do auxílio que deixam os beneficiários confusos e por isso elaboramos este artigo com detalhes sobre o saque do Auxílio Brasil.
Quando sacar o Auxílio Brasil?
Antes de tudo, saiba que diferente do Auxílio Emergencial, o valor do Auxílio Brasil pode ser sacado no mesmo dia do depósito. Sim, não é preciso esperar.
Caso você não tenha acompanhado, o crédito do Auxílio Emergencial era realizado em uma determinada data, na qual você podia movimentar o saldo apenas de forma digital. Para ter o valor em espécie, era preciso aguardar algumas semanas, para ter a liberação do saque.
Com o novo programa social, isso não acontece. Na mesma data em que é realizado o crédito, você pode sacar o Auxílio Brasil.
Como realizar o saque do benefício?
Você tem à disposição algumas opções: com o uso do cartão do Bolsa Família, com o Caixa Tem e por meio de transferência Pix.
Auxílio Brasil com o cartão do Bolsa Família
Saiba que o cartão do Bolsa Família, que ainda permanece válido e pode ser utilizado sem problemas. Então, você pode se dirigir à uma lotérica, ou agência da Caixa, e informar ao atendente que deseja sacar o benefício.
Saque utilizando o Caixa Tem
O beneficiário também pode optar pelo app Caixa Tem para sacar o Auxílio Brasil. Para tanto, você precisa ter o aplicativo instalado em seu celular e, depois deve acessar com o seu CPF e senha.
Acessando o app, você pode realizar o saque sem cartão. Para isso, basta selecionar a opção “Saque sem cartão”, clique em gerar o código, informe o valor que deseja sacar, anote o código apresentado, vá até a lotérica ou caixa eletrônico e informe o código para o atendente.
É preciso estar atento ao fato de que este código tem validade de uma hora. Se não for utilizado dentro deste prazo, é preciso repetir o procedimento e gerar um novo código para realizar o saque.
Saiba que você pode optar ainda em realizar o saque sem cartão utilizando o terminal de autoatendimento da Caixa. Então, se esse for caso, é preciso digitar o código gerado no Caixa Tem e clicar em “Confirmar”. Depois, é necessário informar o valor desejado para concluir a solicitação.
Transferência via Pix do Auxílio Brasil
O aplicativo Caixa Tem ainda oferece outros serviços, como por exemplo, a possibilidade de pagar boletos, contas de água, luz ou até mesmo realizar transferências através do Pix.
Para tanto, faça uma transferência normal com o Pix, como já era possível para o Auxílio Emergencial, e você poderá sacar o valor da conta para a qual você enviou o benefício.
Saque na Caixa Econômica Federal
Aqui pode ser utilizado o cartão do Bolsa Família ou o saque sem cartão, como já mencionado, basta ter em mãos um documento de identificação.
Vale lembrar que desde o dia 23 de novembro as agências da CAIXA voltaram a atender em horário normal, que era aplicado antes da pandemia.
Para confirmar o horário da sua região, clique neste link.
Calendário de dezembro
Vale destacar que as datas podem ser consultadas através do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem, onde também estão disponíveis outras informações do novo programa.
Veja como foram os repasses deste:
- NIS de final 1 – 10 de dezembro;
- NIS de final 2 – 13 de dezembro;
- NIS de final 3 – 14 de dezembro;
- NIS de final 4 – 15 de dezembro;
- NIS de final 5 – 16 de dezembro;
- NIS de final 6 – 17 de dezembro;
- NIS de final 7 – 20 de dezembro;
- NIS de final 8 – 21 de dezembro;
- NIS de final 9 – 22 de dezembro;
- NIS de final 0 – 23 de dezembro.
Leia ainda: NOVO lote de restituição do imposto de renda tem consulta liberada; veja data do pagamento