Provavelmente você conhece alguém que já passou ou precisa passar pelo processo cirúrgico de remoção das amígdalas. Isso porque essa cirurgia é muito comum no país. Mas quando é necessário fazer cirurgia de amígdalas?
Bom, ainda que a cirurgia das amígdalas não seja tão incomum assim, existem algumas indicações para que ela seja realizada e os médicos têm um olhar mais conservador, por isso, muitos deles defendem que a intervenção cirúrgica nem sempre é o melhor caminho para o paciente. Se você deseja saber quando é necessário fazer cirurgia de amígdalas, leia este post e entenda o que são as amígdalas, porque e quando elas devem passar por intervenções cirúrgicas.
O que são as amígdalas?
As amígdalas são estruturas presentes na garganta constituídas por tecido linfoide. Elas possuem um grande número de glóbulos brancos, por isso, possuem um papel importante na defesa do corpo contra agentes infecciosos.
No período da infância as amígdalas ajudam o corpo a combater agentes causadores de infecções viróticas e bacterianas. Pois esses agentes são inalados quando a criança entra em contato com alguém infectado e o corpo, com as amígdalas, começa a produzir anticorpos para combater esses agentes infeciosos.
Retirar as amígdalas diminui a imunidade?
Quando o indivíduo se torna adulto as amígdalas não exercem uma proteção tão significativa como na infância, por isso, retirar as amígdalas, ao contrário do que muitos pensam, não prejudica a imunidade. Em contrapartida, ainda que as amígdalas exerçam um papel importante, sua retirada evita que outros problemas acometam o indivíduo e diminui a incidência de amigdalite.
A amigdalite ocorre quando a criança se encontra com a imunidade muito baixa ou quando está acometida por algum processo infecioso intenso. Nesses casos, as amígdalas inflamam. Se isso ocorrer de forma recorrente, os médicos recomendam que a criança faça uma cirurgia de remoção das amígdalas. Porém, essa remoção não deixa o indivíduo livre de outros tipos de infecções na área da garganta, apenas diminui a frequência dos casos.
Quando é necessário fazer cirurgia de amígdalas?
Desde a década de 70 os médicos acreditavam que a remoção das amígdalas era a única maneira de proporcionar a cura para as infecções e dores de garganta que acometiam as crianças. Porém, com o passar do tempo, o avanço da ciência, criação dos antibióticos e outros medicamentos, cirurgia de amígdalas tem indicação para casos específicos.
Sendo assim, a cirurgia de amígdalas é indicada para aquelas pessoas que sofrem com apneia obstrutiva, que faz com que a pessoa deixe de respirar por alguns momentos durante a noite. É indicada também quando o indivíduo apresente recorrentes casos de infecção, como, por exemplo, frequentes dores de garganta — mais de 7 vezes por ano.
Pessoas que possuem tumores nas amígdalas também devem retirá-las, a fim de que o tumor seja contido. E a última causa é a de pessoas que possuem as amígdalas muito grandes. Quando isso ocorre, o indivíduo possui dificuldade para engolir os alimentos e para respirar.
Para definir se é necessário ou não realizar a cirurgia de amígdalas é necessário consultar um otorrinolaringologista. Portanto, se seu filho apresenta algum desses sintomas, leve-o ao médico.