Os problemas cardiovasculares são responsáveis por inúmeras mortes todos os dias em todo o mundo. Afinal, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, responsável por garantir o bombeamento de sangue para os demais órgãos vitais, garantindo a sobrevivência do indivíduo. Mas quando devo procurar um cardiologista?
Se você se preocupa com a sua saúde, certamente já se perguntou se está tudo certo com a sua saúde cardiovascular e, provavelmente, já se perguntou sobre quando você deve procurar um cardiologista. Aqui você descobrirá quais são os sinais que indicam que você deve procurar um médico para atestar a saúde do seu coração, e para evitar que problemas maiores ocorram, é fundamental ficar sempre de olho.
Quando devo procurar um cardiologista?
Como mencionado anteriormente, as doenças relacionadas ao sistema cardiovascular são responsáveis por grande parte das mortes em todo o mundo. A saber, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido a algum problema relacionado ao coração. Isso não está relacionado apenas a doenças de alta gravidade, mas a problemas de origem congênita e hereditária que poderiam ser resolvidos apenas por meio de acompanhamento médico.
A arritmia é a doença cardíaca que mais comumente atinge os indivíduos. Essa doença é caracterizada por batimentos irregulares do coração. Porém, ela pode surgir em variados níveis, desde mais leves a mais graves, e a forma grave da doença pode ser prevenida por meio de acompanhamento médico.
Sendo assim, se você suspeita que exista algo de errado com a sua saúde cardiovascular, é imprescindível procurar ajuda médica. Veja abaixo quais são os sintomas que indicam que você deve recorrer a um cardiologista:
Falta de ar ao se esforçar
É comum que com o avançar da idade algumas atividades sejam desempenhadas com maior dificuldade. No entanto, quando o cansaço surge quando você realiza atividades simples sem exigir grande esforço, isso pode indicar que você está com insuficiência cardíaca.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não bombeia a quantidade suficiente de sangue. Quando os sinais de insuficiência cardíaca surgem é fundamental procurar um cardiologista para que isso não evolua para um problema de maior espectro.
Palpitações
Quando as pessoas ficam ansiosas é muito comum que os batimentos cardíacos fiquem acelerados, causando as chamadas palpitações. No entanto, quando as palpitações surgem diversas vezes por dia, de forma anormal e sem motivo, é imprescindível procurar um médico cardiologista para avaliar os motivos que provocaram essa alteração.
Dores de cabeça
A dor de cabeça é um sintoma comum que atinge muitas pessoas em diversos momentos da vida. Afinal, esse sintoma pode surgir após um dia cansativo, após situações estressantes ou como indicativo de outro problema ou doença.
Mas é preciso ficar alerta quando as dores de cabeça surgem de forma frequente e sem motivo. Geralmente, quando as dores de cabeça estão relacionadas a problemas cardiovasculares, elas vêm acompanhadas de outros sintomas. Nesses casos, é importante consultar um cardiologista para certificar se está tudo bem.
Além dos sintomas mencionados acima, é necessário ficar atento também quando surgirem dores no peito.