O Programa Bolsa Família atende, atualmente, mais de 14 milhões de famílias por todo o país. Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, o projeto está em funcionamento desde 2004 e repassa, mensalmente, uma renda destinada à saúde, educação e alimentação dos participantes. Tendo isso em vista, saiba quando começa o pagamento do Bolsa Família de julho relativo ao mês e também à quarta parcela do auxílio emergencial 2021.
Confira, portanto, o cronograma completo com todas as datas de pagamento do mês. O pagamento é feito tendo como base o calendário regular do programa, elaborado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Quando começa o pagamento do Bolsa Família?
O próximo pagamento do Bolsa Família relativo a julho e ao repasse da quarta parcela do auxílio emergencial 2021 têm a mesma data para os beneficiários do programa. Contudo, o participante tem direito de receber apenas o benefício de maior valor.
Acompanhe, desse modo, as datas de pagamento do programa:
- NIS terminado em 1 – 19/07;
- 2 – 20/07;
- 3 – 21/07;
- 4 – 22/07;
- 5 – 23/07;
- 6 – 26/07;
- 7 – 27/07;
- 8 – 28/07;
- 9 – 29/07;
- 0 – 30/07.
Portanto, o repasse é feito nos últimos dez dias úteis do mês. O beneficiário tem até 90 dias para sacar o valor. Caso contrário, terá problemas com o benefício e deverá devolver o auxílio.
Ao contrário de como ocorre com os outros grupos participantes, o depósito dos valores para quem é do Bolsa Família é feito no mesmo dia em que o saque pode ser feito.
Como sacar o Bolsa Família
Há duas opções diferentes de saque do Bolsa Família na Caixa Econômica Federal:
- No caixa eletrônico (autoatendimento);
- Na boca do caixa.
Na primeira opção, utilizando o caixa eletrônico, não é possível sacar o benefício sem o cartão, pois o sistema precisa identificar os dados do usuário.
Além disso, nessa opção, qualquer integrante da família pode sacar o benefício, desde que o faça na data correta (de acordo com o Número de Identificação Social – NIS), mas é necessário estar com a senha e o cartão.
Porém, se o saque for na boca do caixa, por meio de um atendente, é possível sacar o valor sem cartão ou senha ou sem ambos. Basta informar ao funcionário que é beneficiário do Bolsa Família, mas não está com o acesso. Também é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e ser o Responsável Familiar (RF).
Feito o saque, o RF deve informar que deseja fazer um novo cartão e/ou uma nova senha.
Saque na Lotérica
De modo semelhante, ao sacar a parcela em alguma Casa Lotérica sem portar cartão e senha do Bolsa Família, deve-se ter um documento oficial com foto e informar que está inscrito no programa. Também neste caso, somente o RF pode efetuar o saque.
Veja ainda: Veja quem pode receber o auxílio emergencial do Governo e o benefício estadual simultaneamente
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.