O empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi anunciado pelo Governo Federal, mas ainda não há data definida para o início dessa operação. Isso porque o Ministério da Cidadania ainda não criou as regras para esse tipo de crédito.
Até então, apenas os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e servidores públicos poderiam adotar a medida.
Já os funcionários de empresas privadas podem pedir o empréstimo com desconto em folha, desde que a empresa tenha convênio com alguma instituição bancária.
Endividamento com o empréstimo consignado
As entidades de defesa do consumidor criticam a iniciativa pelo risco maior de endividamento da população mais vulnerável.
Como se sabe, o fato de ter a parcela do empréstimo descontada em folha ou nos salários diminui o risco de inadimplência, mas pode endividar o tomador do empréstimo.
Para quem não está familiarizado, o Auxílio Brasil repassa atualmente o valor mínimo de R$ 400 por família, graças a um aumento temporário do Benefício Extraordinário, até dezembro de 2022.
Regras para a operação
No dia 28 de março, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, fez uma apresentação nos canais das redes sociais do banco, para divulgar informações sobre os novos empréstimos do Caixa Tem SIM Digital e para falar sobre o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.
Na ocasião, Guimarães destacou que a operação do consignado ainda não está em andamento, pois depende da regulamentação do Ministério da Cidadania.
Em outras palavras, ainda é preciso estipular as determinações de limites máximos de prazos e habilitação dos bancos que poderão operar, por exemplo.
Portanto, será iniciado somente quando essas definições forem divulgadas. A saber, existem informações de bastidores de que isso poderá ocorrer no mês de maio.
Ainda mais, Guimarães destacou que essa linha de empréstimo é específica para os beneficiários do programa social e não existirá análise de risco de crédito.
Nessa modalidade, pode ser feito o desconto de até 40% do valor mensal recebido pelo Auxílio Brasil.
Veja ainda: Saque do FGTS: Veja quem pode ter até R$ 1.000 em mãos a partir de AMANHÃ