Primeiramente, a OMS descreve a qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Ou seja, qualidade de vida é um termo realmente abrangente, que abraça todos os aspectos da vida de uma pessoa. Para que ela seja realmente boa, é necessário que uma pessoa esteja atingindo os seus objetivos, comendo e se vestindo bem, tendo suas necessidades básicas atendidas e num bom estado de saúde mental. Estarão apresentadas, abaixo, algumas dicas para você trabalhar na sua vida e alcançar a qualidade dela que você merece ter!
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Saúde física
A saúde física interfere muito na qualidade de vida de uma pessoa. Sem ela, não é possível trabalhar, curtir momentos de lazer, nem cuidar de si mesmo de maneira apropriada. Por isso, é importante mantê-la sempre em dia. Busque um médico, pelo menos uma vez ao ano, para fazer um check up geral.
Ou seja, para fazer exames de rotina e verificar se está tudo certo com o seu corpo. Muitas vezes, nos sentimos muito bem, sem apresentar sintomas, mas alguma doença já está agindo em nosso organismo. Por isso, não deixe de fazer essa vista médica, que não te toma muito tempo e ajuda a manter sua saúde em dia!
Além desse cuidado, se cuide diariamente. Se alimente adequadamente, evite doces e gorduras ao máximo e coma vegetais, legumes e frutas. Pense que seu corpo precisa dos nutrientes, mesmo que você não goste do sabor. Ainda, para cuidar da sua saúde física, pratique atividades físicas regulares. Elas aumentarão sua resistência física e melhorarão sua imunidade a longo prazo.
Saúde mental
A saúde mental é ignorada, ainda, por muitas pessoas. Isso porque elas acham que doenças mentais são frescuras, ou podem ser resolvidas com um pouco de trabalho. Contudo, a saúde mental é fundamental à qualidade de vida, que não existe sem ela.
A nossa mente interfere em absolutamente tudo. Uma pessoa pode ser cercada de amigos e bem sucedida no seu trabalho, mas, se tiver depressão, não conseguirá aproveitar nada disso propriamente. Por isso, cuide de sua saúde mental. Se necessitar, visite um psicólogo ou psiquiatra. Você deve estar em primeiro lugar.
Leitura: veja porque você deve fazer dela um hábito diário
Relacionamentos
Conserve os bons relacionamentos, para ficar mais feliz e, portanto, ter mais qualidade de vida. Mantenha por perto as pessoas que você ama, sua família, amigos, seu amor. Momentos sociais de qualidade e relaxamento são fundamentais para qualquer pessoa.
Trabalho
Trabalhe, pois o dinheiro é importante e, até mesmo, a prática de uma atividade que nos faz sentir útil, é necessária na vida. Contudo, não exagere. Se dedicar tempo demais trabalhando e pouco tempo ao seu lazer pode desencadear problemas por estresse. Dessa forma, além de não conseguir produzir bem, você enfrentará problemas de saúde. Não se esqueça de que se divertir e descansar é muito importante para uma boa qualidade de vida!
Objetivos
Defina objetivos a longo prazo para sua vida e foque neles. Atingir um pouquinho de cada vez, já mostra que você está no caminho certo e te deixa mais feliz. Por isso, faça de tudo para atingir os seus objetivos, sem passar por cima dos seus valores. Você aumentará sua qualidade de vida cada vez mais, atingindo meta por meta.
Ansiosos e estressados: pequeno manual que vocês precisam ler