O artigo de hoje é sobre duas opções de óleos vegetais: óleo de coco e azeite de oliva. A princípio, ambos são muito utilizados nas receitas caseiras e também como umectação nos cabelos. Mas qual é o melhor? Vamos aos benefícios de cada um para as suas madeixas.
Óleo de coco extravirgem
- Reduz o frizz e pontas duplas;
- Melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, auxiliando no crescimento dos fios;
- Auxilia no fortalecimento dos fios;
- Possui propriedades antifúngicas e antibacterianas;
- Reduz a quebra e o ressecamento dos fios.
Azeite de Oliva extravirgem
- Hidrata e nutre os fios;
- Estimula o crescimento do cabelo;
- Trata o couro cabeludo contra a caspa;
- Reduz a queda;
- Ajuda a reter a umidade da fibra capilar;
- Revitaliza os fios maltratados por processos químicos;
- Previne a formação de pontas duplas.
São muitos benefícios, não é mesmo? Mas, qual é o melhor? O óleo de coco extravirgem é mais denso, o que dificulta a penetração nos fios (comprimento). Por isso, muitas vezes a sua umectação não deu certo, ressecou, pesou os fios…No entanto, ele pode ser usado para potencializar uma máscara, no couro cabeludo para aproveitar os seus benefícios ou como reparador de pontas.
Em contrapartida, o azeite de oliva é mais leve, de fácil penetração e não deixa os fios pesados.
Ele deixa os fios alinhados e com muito brilho. Além disso, ajuda também na definição dos cabelos cacheados e ondulados.
A escolha do óleo vai depender da necessidade dos seus fios e do seu objetivo, se é uma umectação eficiente ou tratar o couro cabeludo.
Lembrando que o uso de óleos é mais indicado para os cabelos secos e ressecados. Se o seu cabelo for oleoso, por exemplo, invista em outras alternativas.
Gostou do artigo sobre óleo de coco e azeite de oliva? Qual o seu óleo vegetal preferido? Para finalizar, veja uma dica sobre azeite de oliva para crescimento do cabelo aqui.