Nesta segunda-feira (9), o presidente da República, Jair Bolsonaro, concedeu entrevista para a Rádio Brado (BA) e foi tocado o assunto sobre qual o valor do Bolsa Família para 2021.
Além de outras questões, como por exemplo, a proposta de adoção do voto impresso, o auxílio emergencial veio à tona.
Qual o valor do Bolsa Família para 2021?
Para posicionar os gastos, o presidente Bolsonaro citou que o Governo Federal gastou no ano passado com o auxílio emergencial o equivalente a 13 anos de Bolsa Família.
“É um número fantástico! Quase 300 bilhões em menos de um ano. Continuamos depois com um valor um pouco abaixo, do auxílio emergencial, e estamos agora quase em fase final, junto com o João Roma, nós definimos um novo valor do Bolsa Família”, declarou o presidente ao lado do ministro da Cidadania, João Roma.
O presidente ainda destacou que são realizadas inúmeras críticas em relação ao valor médio do auxílio emergencial em 2021, que é de R$ 250, mas ressalta, em comparação, que o valor médio do Bolsa Família é de R$ 192.
Ainda mais, Bolsonaro voltou a afirmar que será aplicado um reajuste de no mínimo 50% no Bolsa Família:
“Nós queremos é 100%, mas temos que ter responsabilidade, porque a economia não pode quebrar. Se quebrar a economia, quebra o Brasil”, posicionou o presidente.
5ª parcela do auxílio: Calendário para o Bolsa Família já está estabelecido
Em primeiro lugar, é importante saber que para os trabalhadores que se inscreveram pelo site ou aplicativo, ou inscritos no Cadastro Único, ainda não existe um calendário oficial divulgado.
Já para os beneficiários do Bolsa Família, as datas já estão estabelecidas. Isso porque quem é inscrito no Bolsa Família conhece o seu calendário habitual, que ocorre de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), sempre nos 10 últimos dias úteis do mês.
Assim, a quinta parcela para esse grupo ocorrerá nestas datas:
- NIS com final 1 – 18 de agosto;
- NIS com final 2 – 19 de agosto;
- NIS com final 3 – 20 de agosto;
- NIS com final 4 – 23 de agosto;
- NIS com final 5 – 24 de agosto;
- NIS com final 6 – 25 de agosto;
- NIS com final 7 – 26 de agosto;
- NIS com final 8 – 27 de agosto;
- NIS com final 9 – 30 de agosto;
- NIS com final 0 – 31 de agosto.
Leia também: Veja como ANTECIPAR o saque do auxílio emergencial; procedimento é simples