As varizes estão presentes em 40% da população mundial, afetando mulheres e homens, sendo que existem mais em mulheres, e causam dor e insatisfação nas pessoas que possuem. Por isso que hoje, nós vamos indicar qual o melhor tratamento para varizes.
O que são varizes?
São veias dilatadas e de aparência tortuosa com cor azulada por baixo da pele. Apesar de poderem ocorrer em qualquer parte do corpo, é mais comum vê-las nas pernas e pés.
Quando o seu tamanho for maior do que 3 mm, chamamos de varizes, e quando for inferior a 3mm, o nome que se dá é microvarizes, ou varicoses. Se não forem devidamente tratadas por um angiologista, poderá se agravar, tornando-se uma trombose, ou seja, causar o entupimento das veias.
Quando é preciso fazer tratamento para as varizes?
Recomenda-se que sempre que você perceber o surgimento de alguma varize, consulte um médico angiologista. Mas alguns sintomas se referem à uma maior urgência como:
- Inchaço nas pernas e sensação de peso;
- Dor, ardência, cãibra ou dormência;
- Perceber cor azulada nas pernas e pés;
- Apresentar coceira nas regiões azuladas;
- Sentir calor ou comichão.
Qual o melhor tratamento para varizes?
Existem vários tratamentos para as varizes e o médico angiologista é que decidirá, após a consulta médica, o melhor tratamento no seu caso específico.
Entre os tratamentos mais realizados tem-se:
Escleroterapia
Utilizado principalmente para eliminar varizes pequenas ou varicoses, sendo considerado um tratamento definitivo, e pode causar dor e desconforto quando da aplicação de uma substância esclerosante diretamente sobre as varizes ou microvarizes.
Recomenda-se que os pacientes utilizem meias de compressão, e assim, evitar a formação de novas varizes, além de não apanhar sol, para não possuir manchas.
Ablação
Utilizado para varizes pequenas e médias, sendo considerado um procedimento não invasivo, e recomendado para pessoas que possuem alergias a outras substâncias. Assim, um raio laser ou de radiofrequência incide sobre a variz, que aumenta a sua temperatura e causa uma inflamação. A variz se fecha e se destrói a partir do momento em que se posiciona o sangue para outra veia.
Fitoterapia
Utilizado para eliminar microvarizes, e de maneira complementar às outras técnicas. Utilizam produtos que ajudam a diminuir as varizes como a castanha da índia, suco de uva e erva-cidreira. Normalmente são prescritos por profissionais da saúde como forma de amenizar a dor e o inchaço das pernas, mas o médico deve ser consultado.
Tratamento cirúrgico
Recomenda-se para varizes mais grossas, com espessura maior do que 1 dedo, onde removem-se as veias, pois os outros tratamentos não farão mais efeito. Neste caso, já remove-se também as veias menores. Mas saiba que a cirurgia não é definitiva, uma vez que poderão surgir novas varizes, se a pessoa não se cuidar de forma adequada. A recorrência ocorre em 28% dos casos de cirurgia, e depende de cada pessoa.
Cuide de suas varizes antes que elas se tornem grandes a ponto de fazer cirurgia. Existem maneiras não invasivas para resolver o problema. Fique atento!!! Pois as varizes se não tratadas podem se transformar em trombose e causar um problema bem maior para você.