A enxaqueca é um problema de saúde que acomete grande parte das pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada por uma cefaleia — dor de cabeça — bastante intensa que, algumas vezes, impede que o indivíduo realize as suas tarefas do dia a dia. Ela pode se manifestar na forma aguda e na forma crônica, veja aqui qual médico trata a enxaqueca crônica.
A enxaqueca é dividida em dois tipos principais: enxaqueca episódica e enxaqueca crônica, cada um desses tipos é determinado segundo a frequência de dias em que as crises de cefaleia surgem. A enxaqueca crônica costuma deixar o indivíduo bastante debilitado, pois ela costuma causar dor de cabeça por quinze dias ou mais, sendo que em pelo menos oito desses dias há a presença de enxaqueca.
O que é enxaqueca crônica?
De uma forma muito simples, a enxaqueca pode ser definida como crônica quando o indivíduo apresenta dor de cabeça por mais de 15 dias durante o mês, ou seja, por mais da metade dos dias do mês. Mas como a enxaqueca evolui para a forma crônica?
Bom, as crises de enxaqueca podem ter a sua frequência intensificada com o passar do tempo, para isso, ela se desenvolve em 4 estados distintos. No primeiro estágio não há enxaqueca. No segundo estágio a enxaqueca é episódica e possui baixa frequência, ou seja, o indivíduo sente dores de cabeça em menos de dez dias no mês. Na próxima fase há a enxaqueca episódica de alta frequência, em que há dor de cabeça por dez a 14 dias durante o mês. Por fim, há a instalação da enxaqueca crônica, com 15 ou mais dias de dores de cabeça por mês.
A transição de enxaqueca episódica para enxaqueca crônica pode ocorrer devido à presença de alguns fatores de risco, como, por exemplo: depressão, asma, ansiedade, obesidade, estresse, ronco, cafeína, uso indiscriminado de analgésicos e a presença frequente de náusea.
Qual médico trata enxaqueca crônica?
Agora que você já sabe o que é enxaqueca crônica é possível analisar se você possui ou não esse problema. Caso possua, é fundamental buscar formas de tratar. Afinal, não é nada agradável ficar com dor de cabeça pela maior parte do mês, não é mesmo? Mas qual médico trata enxaqueca crônica?
Bom, se você deseja tratar a sua enxaqueca crônica com mais eficácia, é essencial que você procure um médico neurologista, especialmente um neurologista cuja especialidade seja tratar a enxaqueca. Não se esqueça de que seu problema com enxaqueca não é uma frescura, é necessário priorizar o cuidado com você mesmo.
Quando procurar ajuda médica?
Para você saber quando deve procurar um médico, você deve considerar alguns pontos importantes.
A saber: as suas crises de enxaqueca têm te incapacitado ou têm afetado sua vida? As dores de cabeça duram por mais de quinze dias durante o mês? As dores de cabeça surgem com frequência ou com grande intensidade? Sua dor de cabeça interfere em sua vida, na escola, trabalho ou demais atividades? Você faz o uso de analgésicos frequentemente?
Sendo assim, caso sua resposta tenha sido, sim, para alguma dessas perguntas, está na hora de buscar ajuda médica. Cuide de você! Se priorize!