Muitas pessoas já escutaram falar desses bancos de dados porque eles são famosos por guardar o “nome sujo” das pessoas. Dessa forma, aquelas pessoas que estão com o nome negativado podem ir parar no registro de um deles. Mas você sabe qual a diferença entre SPC e SERASA? Se não, continue acompanhando este artigo para saber!
O que significa nome sujo
Ter o “nome sujo” significa ter o nome negativado, ou seja, ter o nome constando de um registro de não pagadores. Portanto, o nome fica sujo quando acontece de uma pessoa fazer uma dívida com a qual ela não honra, não realizando o seu pagamento.
Dessa forma, o nome negativado é uma consequência da inadimplência de uma pessoa, que faz com que os seus dados sejam adicionados em bancos de dados. Esses bancos de dados servem para que os credores chequem o nome de uma pessoa, decidindo se ofertarão ou não seu serviço para ela, de acordo com o que se encontra ali.
É mais difícil, por exemplo, uma pessoa com o nome negativado realizar um empréstimo quando precisa. Também é mais difícil mandar fazer um cartão de crédito, uma vez que a maioria dos bancos não concorda em realizá-lo para quem tem o nome sujo.
É importante ressaltar que, ainda que seja mais difícil, não é impossível conseguir. No entanto, ter o nome negativado é algo que dificulta o processo.
Continue acompanhando este artigo para entender a diferença entre SPC e SERASA e mais detalhes sobre ter o nome sujo!
Até quando o nome pode ficar sujo
O tempo pelo qual o nome de uma pessoa pode ficar negativado e constar em banco de dados de pessoas com o “nome sujo” está determinado na lei. Mais especificamente, ele está estipulado no artigo 43 do Código do Consumidor. E ele é de 5 (cinco) anos a partir da data do vencimento da dívida que não foi paga. É este também o prazo pelo qual o credor pode entrar na justiça contra o devedor para cobrar-lhe.
Saiba o que é o SPC
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é, como já foi dito, um banco de dados que contém os dados de pessoas que não realizaram o pagamento de uma dívida. Quem alimenta esse banco de dados é a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Pessoas que quiserem consultar podem fazê-lo de forma gratuita, o que serve tanto para quem quer saber se o nome está negativado, como para empresas que querem consultar possíveis clientes.
Entenda o que é o SERASA
A diferença entre SPC e SERASA é que o SERASA é que, assim como o primeiro, o último também é um banco de dados onde constam informações financeiras sobre consumidores que não quitaram dividas. Entretanto, nesse caos, quem preenche os dados são a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira de Bancos. Eles possuem, portanto, funções similares e a consulta nos dois também é feita de maneira igual. Mas diferente quanto a quem preenche as informações.