Saber qual é a aposentadoria mais vantajosa do INSS é uma tarefa difícil, visto que cada categoria desse benefício tem suas peculiaridades.
No entanto, ao conhecer cada uma delas, é possível sim obter a resposta para essa pergunta.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para ajudar você a se decidir.
Então, acompanhe a leitura até o final e confira!
Qual a aposentadoria mais vantajosa do INSS?
A aposentadoria é um assunto de grande importância na vida de todos os trabalhadores brasileiros. Assim sendo, saber qual é a opção mais vantajosa dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode fazer uma grande diferença no futuro financeiro.
Contudo, cabe a cada segurado fazer essa opção, e para isso, é necessário conhecer cada uma das categorias de aposentadoria do INSS.
Assim sendo, confira abaixo os detalhes mais relevantes sobre cada uma delas.
1. Aposentadoria por idade
A aposentadoria por idade é uma das modalidades mais conhecidas e utilizadas pelos segurados do INSS.
Assim sendo, para solicitar esse tipo de aposentadoria, é necessário ter no mínimo 65 anos de idade, se homem, ou 60l2 anos, se mulher.
Além disso, é preciso comprovar um período mínimo de contribuição de 180 meses.
2. Aposentadoria por tempo de contribuição
Ademais, a aposentadoria por tempo de contribuição é outra opção disponível no INSS. Nesse caso, o instituto não estabelece uma idade mínima, mas sim um tempo mínimo de contribuição. Assim, para se aposentar por tempo de contribuição, os homens precisam comprovar 35 anos de contribuição, enquanto as mulheres precisam comprovar 30 anos.
No entanto, vale ressaltar que essa modalidade de aposentadoria só vale para quem já contribuía para o INSS antes da reforma da Previdência de 2019.
3. Aposentadoria especial
A aposentadoria especial destina-se aos segurados que trabalham expostos a condições ambientais prejudiciais à saúde. Dessa maneira, a legislação previdenciária considera como atividades especiais aquelas que os trabalhadores exercem em contato com agentes químicos, físicos ou biológicos, como:
- Ruído excessivo;
- Calor;
- Radiação;
- Agentes nocivos, entre outros.
Além disso, para se aposentar de forma especial, é necessário comprovar o tempo de contribuição mínimo de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do caso.
4. Aposentadoria do INSS por invalidez
Já a aposentadoria por invalidez é destinada aos segurados do INSS que foram incapacitados para o trabalho de forma permanente e total.
Desse modo, para solicitar esse tipo de aposentadoria, é necessário passar por uma perícia médica do INSS, que irá avaliar a incapacidade do segurado. Além disso, é preciso comprovar um período mínimo de contribuição, que varia de acordo com o caso.
5. Aposentadoria rural
Por fim, a aposentadoria rural é uma opção voltada para os trabalhadores rurais, agricultores familiares e pescadores artesanais. Para se aposentar, é necessário comprovar o exercício de atividade rural por um período mínimo de 180 meses, exclusivamente ou de forma intercalada.
Além disso, é preciso atender aos requisitos de idade: 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
Agora que você já conhece todas as aposentadorias do INSS, basta escolher qual a mais vantajosa. Ademais, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!