O pagamento do PIS/PASEP teve início nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Aproximadamente 22,9 milhões de trabalhadores terão direito a reaver um total de R$1.302,00 por meio da Caixa Econômica e intermediação do Banco do Brasil. Por isso que hoje vamos informar qual documento levar para sacar o PIS/PASEP presencialmente.
Como fazer o saque do PIS/PASEP presencialmente?
Saiba que existe um cronograma para pagamento, que inicia em 15 de fevereiro e finaliza em julho, mas o trabalhador pode fazer o saque até 28 de dezembro deste ano. O saque do PIS/PASEP pode ser feito presencialmente em uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil, ou online nos respectivos canais de atendimento online dos bancos.
O bônus em dinheiro funciona, então, como um 14º salário e pode aumentar o poder de compra das pessoas de baixa renda. Por isso, um dos requisitos para receber o abono é receber pelo menos 2 salários mínimos por mês no ano de referência.
O ano base para o pagamento do abono será 2021. Isso significa que, em 2021, os recursos serão redistribuídos para quem atender aos seguintes critérios:
- Receber salário mensal de, no máximo, dois salários mínimos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias;
- Possuir documento de identificação profissional válido e assinado por pelo menos 5 anos;
- A empresa deve ter registrado o nome do trabalhador em seu relatório anual de informações sociais, conhecido como RAIS.
O trabalhador pode consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para saber se tem direito ao saque do PIS /PASEP em 2023. Além disso, podem saber quanto e quando vão receber o abono.
Para sacar o PIS/PASEP presencialmente, qual a documentação necessária?
20,4 milhões de trabalhadores do setor privado, de um total de 22,9 milhões, poderão se inscrever no PIS (Programa de Integração Social) por meio da Caixa. Enquanto isso, 2,5 milhões de servidores públicos podem sacar seus certificados do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) no Banco do Brasil.
Cada banco tem seus próprios procedimentos de saque exclusivos, assim:
Opções de pagamento da Caixa Econômica Federal (PIS):
- Traga sua identidade com foto emitida pelo governo e seu cartão de benefícios ao visitar uma agência;
- Documento de identidade e cartão de benefícios são necessários para entrada nas Casas Lotéricas e Centrais de Atendimento;
- O acesso ao Caixa Tem é necessário para o recebimento online;
- Se você não tiver seu cartão de benefício, uma identificação com foto será suficiente.
Opções de pagamento do Banco do Brasil (PASEP):
- Traga sua identidade com foto emitida pelo governo e seu cartão de benefícios ao visitar uma agência;
- Documento de identidade e cartão de benefícios são necessários para entrada nas Casas Lotéricas;
- Acesse o aplicativo móvel do banco para receber fundos eletronicamente.
Então, como você pode ver, existem várias formas de pagamento do PIS/PASEP, fique acompanhando as datas de liberação do seu abono, e garanta um abono salarial em seu vencimento. Este dinheiro não é muito, mas contribui para que as despesas da casa sejam amenizadas naquele mês, e se estão em dia, é possível pagar alguma conta em atraso, ou guardar para montar uma reserva de emergência.