Quem está no universo de investimentos sabe que não há investimento totalmente seguro, mas existe uma estratégia que se chama diversificação de investimentos, que é considerada a melhor. Por isso, hoje, aqui no Brasil 123, nós vamos indicar a melhor estratégia para variar investimentos e lucrar.
O que é diversificação de investimentos?
É a chamada distribuição dos ovos em diferentes cestos!!! Desculpem a metáfora, mas a diversificação de investimentos é uma estratégia que tem por objetivo, distribuir o capital do investidor em diferentes produtos financeiros.
Desta forma, a diversificação de investimentos minimiza os riscos e potencializa o retorno dos dividendos para o investidor.
Por que diversificar investimentos?
Veja, se você investir todo o seu dinheiro em um único produto financeiro é possível que, se ele for de renda fixa, seus ganhos sejam limitados, e se for de renda variável, os ganhos e os prejuízos tornam-se incalculáveis tanto positivamente quanto negativamente.
Mas, se você diversificar as aplicações, é possível que você perca em um investimento e ganhe no outro, equilibrando a sua carteira de investimentos, e diluindo o prejuízo.
Quais são as vantagens de diversificar os investimentos?
As vantagens de se diversificar os investimentos são inúmeras. Entre as principais vantagens tem-se:
- Equilibrar investimentos que possuem maior risco, com aplicações que oferecem maior segurança.
- Proteção do capital investido
- Redução de custos, uma vez que não haverá tantas compras e vendas, e assim, os custos operacionais reduzem.
- Diminuição de Riscos, e assim, quanto mais variada for a carteira de investimentos, menor é o risco.
- Potencializar o retorno dos investimentos com menor risco, pois a diversificação possibilita que você tenha diferentes fatores que influenciam os seus investimentos, como por exemplo, a alta dos juros.
- Reduzir o impacto da volatilidade e das oscilações dos investimentos, que influenciam diretamente na rentabilidade do investimento.
Como fazer para diversificar os investimentos?
Para diversificar os investimentos é preciso inicialmente estabelecer os percentuais de investimento em renda fixa e renda variável.
Em seguida, dentro dos investimentos de renda fixa, diversifique os tipos de produtos financeiros de acordo com o seu perfil de investidor. Por exemplo, você pode aplicar em produtos financeiros de renda fixa pré-fixadas (que garantem o retorno do investimento mais o valor de juros conhecido) e, também, em produtos financeiros de renda fixa pós-fixada (que garantem o retorno do investimento mais o valor do indexador, que pode ser a SELIC ou o IPCA)
Faça o mesmo com os produtos financeiros de renda variável, sendo ainda mais seletivo, identificando aqueles que apresentam maior risco e aqueles que possuem risco, mas são um pouco menores.
E, por exemplo, no produto financeiro de ações, diversifique entre as ações existentes no mercado. Assim, se uma empresa tiver suas ações mais rentáveis, você acabará por receber mais naquelas ações, do que em outras que podem render menos.
Agora que você já sabe qual é a melhor estratégia para variar os investimentos, diversifique a sua carteira e tenha grandes vantagens.
Estabeleça critérios para cada tipo de investimento, e boa sorte!!!