O desenvolvimento dos bebês passa por inúmeras etapas que são contempladas pelos pais da criança com muita expectativa e carinho. Mas alguns pais ficam preocupados quando seu filho não se desenvolve na mesma velocidade que outras crianças? Qual a idade certa para o bebê começar a falar? Veja tudo o que você precisa saber aqui e tire suas dúvidas.
O desenvolvimento dos bebês costuma variar de uma criança para outra. Algumas crianças vão começar a andar com 8 meses de vida, enquanto outras só farão isso depois de um ano e meio. Alguns bebês já conseguem chamar os pais antes do primeiro aninho de vida, outros não vão conseguir se comunicar tão cedo assim. Mas qual a idade certa para o bebê começar a falar?
Qual a idade certa para o bebê começar a falar?
Geralmente, o bebê começa a pronunciar suas primeiras palavras ainda antes do primeiro aninho. Nessa idade é comum que eles consigam dizer palavras como “mamãe” e “papai”, além disso, algumas crianças conseguem pronunciar até 20 palavras quando completam cerca de um ano e meio de vida.
Sendo assim, quando a criança não consegue se comunicar da forma que deveria na idade em que está, ela possui atraso de fala. Uma criança que possui atraso de fala consegue expressar aquilo que sente, mas não será fácil entender o que ela diz. Por outro lado, a criança que possui atraso na linguagem consegue pronunciar as palavras da forma correta, no entanto, se expressa com dificuldade ou não entende o que outras pessoas dizem.
Para entender se o seu filho está com atraso de fala ou de linguagem é necessário comparar o desenvolvimento dele com o desenvolvimento esperado para a idade que ele possui. Sendo assim, veja abaixo como o desenvolvimento da linguagem em bebês deve ocorrer.
Como é o desenvolvimento da linguagem em bebês?
Como mencionado no início deste post, cada bebê se desenvolve de uma forma. Sendo assim, é possível que o seu filho ainda não esteja no nível de desenvolvimento que a idade dele exige sem que haja nada de errado com ele. Portanto, não se desespere atoa.
Geralmente, espera-se que um bebê até três meses de vida consiga se atentar para os efeitos sonoros do ambiente, identificando a voz dos pais e pessoas com as quais ele convive, além de conseguir também emitir alguns sons. Do terceiro ao sexto mês de vida o bebê pode emitir sons com entonações variadas, além de desenvolver uma espécie de conversa.
Do sexto mês ao primeiro ano de vida o bebê consegue entender o que algumas palavras significam, principalmente aquelas repetidas com frequência, como: “não” e “tchau”. Além disso, ele pode começar a falar algumas palavras, como “mamãe” e “papai”.
Até os 18 meses de vida a criança deve conseguir realizar a combinação de palavras mais simples; e de um ano e meio a dois anos seu vocabulário deve conter aproximadamente vinte palavras. Com essas informações é possível comparar o desenvolvimento do seu filho. Se você acha que o desenvolvimento do seu bebê está prejudicado, procure um fonoaudiólogo para que ele possa avaliar.