Comprar e vender dólares pode ser um investimento de grande rentabilidade. Mas, você sabe qual é a hora certa de comprar e vender dólar? O que será que define este momento? Por isso, hoje, aqui no Brasil 123, nós vamos indicar qual é a hora certa de comprar e vender dólar.
Você sabe que o valor do dólar oscila muito todos os dias, inclusive por diversos momentos em cada dia. Não tem como prever estas oscilações pois dependem de muitos fatores, inclusive de ordem mundial.
Perceba: a pandemia e a guerra na Rússia, como fatores de ordem mundial, aumentaram consideravelmente as oscilações da moeda em diferentes cenários, e esses fatores não são possíveis de serem controlados.
Entre os fatores internos principais para que ocorra a oscilação maior da moeda tem-se: política fiscal, taxas de juros e as variações das contas públicas.
Neste ano temos eleições presidenciais, e quando iniciar a polarização dos candidatos, é bem provável que ocorra um aumento na cotação do dólar, o que beneficiará a venda a valores mais altos. Portanto, quem comprar dólar agora, poderá vender mais tarde com maiores preços.
Entre os eventos que mais costumam impactar o preço do dólar, estão eleições, votações de pautas econômicas no Congresso, declarações de pessoas importantes do governo, alterações nas taxas de juros e o anúncio de novas medidas na economia.
Qual é o momento ideal para comprar e vender dólares?
O momento ideal para comprar dólar é quando seu valor está em baixa, e assim, você pagará menos em cada dólar comprado. Em consequência, o melhor momento para vender dólares é quando o seu valor está em alta, dessa forma, você ganhará mais em cada dólar vendido.
Mas veja: estes são os momentos ideais, mas é impossível prever qual é o momento em que o dólar está com valor mais baixo, ou mais alto, tendo em vista as oscilações do mercado.
Quais são as recomendações dos especialistas a respeito do tema?
Os especialistas recomendam “não ir com tanta sede ao pote”, ou seja, vá comprando e/ou vendendo dólares aos poucos. Não aposte tudo em um só momento.
Veja, o ideal é comprar quando o dólar está em baixa, mas como não há como prever o momento exato da maior baixa, se você ir comprando aos poucos, você tem mais chances de diminuir os custos de compra. A mesma regra vale para a venda de dólares.
Outra recomendação é acompanhar a cotação do dólar todos os dias, e avaliar as tendências e análises dos especialistas. Mesmo que estas análises sejam realizadas a curto prazo, podem contribuir para as compras e vendas de quantidades menores de dólares.
E finalmente, a recomendação dos especialistas é que você faça pesquisa de preço, pois existe muita diferença de preço entre os bancos e as casas de câmbio. Afinal, elas utilizam cotações diferenciadas para o mesmo produto: o dólar.
Mesmo que a diferença for a nível de centavos, qualquer ganho é bem-vindo.
Quer comprar ou vender dólar? Fique atento e escolha o melhor momento.