Rio de Janeiro, RJ, 24 de outubro de 2022, por Karla Camacho
A diferença entre gripe e resfriado pode ser notada pela intensidade dos sintomas e, tecnicamente, pelo local onde as vias respiratórias foram afetadas. Geralmente, os sintomas de gripe são mais intensos do que aqueles presentes em um resfriado que, por sua vez, também passam mais rápido. Veja mais a seguir sobre esses dois problemas comuns aos brasileiros:
Veja qual a diferença entre gripe e resfriado
Uma diferença entre gripe e resfriado é que o inverno é mais propicio para que as pessoas fiquem mais gripadas. Afinal, uma pessoa que esteja com gripe consegue infectar facilmente outras pessoas nos dias mais frios e secos, pois basta estar em uma sala fechada que logo todos podem ser contaminados.
Causas e duração
Para entender a diferença entre gripe e resfriado, saiba que a primeira é causada pelo vírus influenza e todas as suas variações. Enquanto isso, o resfriado tem sua causa pelo rhinovirus e outros semelhantes a esse. A duração da gripe é de 7 até 10 dias, enquanto o resfriado dura apenas de 2 a 4 dias, em média.
Sintomas
Mesmo que se pareçam, os sintomas também marcam a diferença entre gripe e resfriado. Afinal, pessoas gripadas possuem febre alta, tosse, coriza, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça forte, falta de ar e as complicações podem levar até mesmo ao quadro de pneumonia.
Já o resfriado tem como característica a febre baixa ou falta de febre; tosse; rouquidão; dor muscular fraca; dor de cabeça fraca e as complicações desse quadro podem levar à sinusite, otite ou bronquite em alguns pacientes com sistema imunológico mais fraco.
E a síndrome gripal?
Além de conhecer a diferença entre gripe e resfriado, muitos já devem ter ouvido falar na síndrome gripal, com provocação pelo vírus influenza (o mesmo da gripe), mas que também pode ter causa por outros vírus e bactérias. Entre os sintomas mais comuns podemos citar a febre, a tosse, a dor de garganta, a dor muscular e a dor de cabeça constante.
Apesar de ter um tratamento simples consistindo em repouso e ingestão de líquidos, a síndrome gripal pode ser intensificada e causar febre alta constante e até falta de ar em alguns pacientes. Por isso, nesse caso é preciso procurar um pronto atendimento para iniciar a medicação e ter um diagnóstico de possíveis complicações.
Tratamento para gripe
O tratamento para gripe consiste em aplicação de medicamentos, indicados pelo clínico geral. Entre os mais comuns, podemos citar o paracetamol para baixar a febre e remédios como cegripe para aliviar os sintomas como coriza, tosse e dores musculares.
Tratamento para resfriado
O resfriado é marcado por sintomas com intensidade menor e o tratamento pode ser feito com antialérgicos como loratadina, por exemplo. Além disso, a ingestão de vitamina C é importante para melhorar o sistema imunológico e fontes naturais desse nutriente são os sucos de laranja, abacaxi ou morangos, por exemplo. Então, a diferença entre gripe e resfriado está na intensidade dos sintomas, mas o tratamento pode ser feito com os mesmos medicamentos.