Muitas vezes, a diferença entre alergia ou intolerância alimentar é tão sutil que muita gente acaba confundindo, já que ambas apresentam sintomas semelhantes. No entanto, eles são problemas diferentes que devem ter um tratamento diferente em cada um dos casos, sobretudo em casos mais graves.
A diferença entre alergia e intolerância alimentar fica visível na resposta que o organismo apresenta quando entra em contato com o alimento que causa isso. Quando é alergia, a resposta imunológica é imediata, ou seja, o organismo produz anticorpos como se o alimento fosse um agressor e começa a defender seu corpo contra essa ameaça.
Enquanto isso, a intolerância alimentar acontece quando não há digestão correta do alimento e os sintomas aparecem no sistema gastrointestinal.
Diferença entre alergia ou intolerância alimentar
A apresentação do sintoma é a principal diferença entre alergia ou intolerância alimentar e o segundo caso acontece com mais frequência e pode afetar todos, mesmo que não tenha qualquer histórico que aumente as chances disso. Enquanto isso, a alergia pode ser rara e hereditária, na maioria das vezes, e surgirá entre várias pessoas da família.
Como saber se é alergia ou intolerância alimentar?
Para ter acesso ao diagnóstico são realizados exames que atestam a presença de alergia na pele e, dessa forma, são observados os sintomas que surgem entre um e dois dias depois de aplicar a substância alergênica na pele. Além disso, caso exista qualquer reação na área, considera-se o teste como positivo e, por causa disso, existe uma alergia àquele alimento.
Para ter o diagnóstico preciso sobre intolerância alimentar, saiba que os testes de alergia realizados devem dar negativo. Dessa forma, o médico poderá solicitar exames de sangue e fezes, bem como solicitar que a pessoa remova alguns alimentos de sua dieta.
Alimentos que causam alergia ou intolerância
Muitas vezes não é possível saber quais são os alimentos que estão causando alergia ou intolerância alimentar, já que os sintomas podem apresentar variação de acordo com o organismo de cada indivíduo. Mas, na maioria das vezes, a alergia ocorre por alimentos específicos como camarão, amendoim, mariscos, entre outros.
Já no caso da intolerância alimentar, os alimentos que são mais prejudiciais para o organismo são leite de vaca, ovos, morangos, nozes, espinafre e pão. Por isso, é preciso avaliar quais alimentos estão causando sintomas em seu organismo para evitar o consumo.
Como tratar alergia e intolerância alimentar?
Seja no tratamento de alergia, seja no tratamento de intolerância alimentar, o método visa remover de sua dieta tudo que pode estar causando os sintomas. Desse modo, é preciso consultar um nutricionista para que esse profissional indique a melhor dieta para que seu corpo receba os nutrientes necessários.
Afinal, pessoas que têm intolerância à lactose, por exemplo, precisam do cálcio presente nessa bebida e esse déficit precisa ser reposto com uma alimentação rica nessa substância que é essencial para o funcionamento do organismo como um todo.