Final do ano batendo na porta, época de Natal chegando, e as famílias começam os preparativos para decorar a casa. Em especial, as crianças amam o momento de montar a árvore de Natal, mas será que existe uma data “certa” para isso?
Antes de tudo, cabe explicar que não é uma data fixa, como você vai entender logo mais.
Continue a leitura para saber o que diz a tradição.
Existe um dia certo para montar a árvore de Natal?
A árvore de Natal é um símbolo que está presente na grande maioria das residências.
Ainda mais, a época pode ser dividida entre aqueles que são fascinados por essa data, mas existem também aqueles que consideram uma ocasião um pouco mais melancólica, seja pela saudade de entes queridos que já não estão mais entre nós, seja pelas dificuldades financeiras ou familiares.
De toda forma, é, certamente, uma celebração para milhões de brasileiros, e tem sempre aquele time que é adepto de realizar uma super decoração.
Contudo, mesmo aqueles que não se empolgam tanto assim, optam pela tradicional árvore de Natal.
Então, diante da proximidade de dezembro, as pessoas querem descobrir: qual o dia certo para montar a árvore de Natal?
A saber, tem que acredite que existe uma data certa para montar e também desmontar a árvore, enquanto outros afirmam que isso é apenas uma superstição.
Sendo assim, cabe pontuar que de acordo com a tradição católica, a árvore e os demais enfeites de Natal devem ser colocados no primeiro domingo do Advento, tempo em que é preparada a chegada de Jesus Cristo.
Aliás, esse período se inicia quatro semanas antes do dia 25 de dezembro. Em outras palavras, neste ano seria no dia 3 de dezembro.
E também tem dia certo para desmontar a árvore de Natal?
Por fim, quando as festividades se encerrarem, se você quer saber sobre o dia para desmontar a árvore de Natal, ainda segundo a tradição católica, o recomendado é no Dia de Reis, em 6 de janeiro, data conhecida como “Epifania do Senhor”.
Além disso, para quem gosta de montar presépio, cabe mencionar que a recomendação é colocá-lo duas semanas após a montagem da árvore, no dia 11 de dezembro.
Assim, segundo o Evangelho, a data marca a visita do Anjo Gabriel à Maria e a anunciação da vinda de Cristo.
No entanto, vale ressaltar que a imagem do menino Jesus no presépio deve ser colocada apenas no dia do Natal, uma vez que antes disso os fiéis ainda aguardam o seu nascimento.