A dúvida sobre como elaborar um currículo adequado é muito frequente entre os profissionais e futuros profissionais do mercado de trabalho. Desta forma, neste artigo você conhece quais os tipos de currículo e avalia o modelo mais adequado para o seu perfil e que vai abrir muitas portas.
Quais são os tipos de Currículos
Os modelos de currículos podem ser classificados em 6 categorias:
1. Currículo Cronológico
É um modelo muito comum e aceito por grande parte das organizações. É fácil de entender, uma vez que as informações ficam organizadas de maneira cronológica, evidenciando a evolução da experiência profissional do candidato.
O mais interessante neste modelo é utilizar a ordem cronológica inversa, ou seja, listar as experiências profissionais do emprego mais recente para o mais antigo.
O foco aqui é a experiência laboral.
Estrutura:
- Informações de contato
- Resumo profissional ou objetivo do currículo
- Experiência laboral
- Formação acadêmica
- Habilidades ou competências
- Informações complementares
Vantagem: Permite destacar os cargos ocupados pelo candidato em uma espécie de linha do tempo, modelo que os recrutadores estão acostumados a ler.
Desvantagem: Pode evidenciar intervalos de inatividade ou grande quantidade de mudanças de emprego que podem deixar o recrutador hesitante. Além disso, por ser um modelo comum, não garante destaque logo no primeiro momento.
2. Currículo Funcional ou Temático
É um modelo conveniente para os profissionais que estão já há algum tempo sem trabalhar ou que são recém-formados, sem muita experiência. É válido ainda para aqueles profissionais que estão se lançando em uma nova carreira, com uma posição diferente daquelas que exerceu anteriormente.
O foco aqui são as habilidades.
Estrutura:
- Informações de contato
- Objetivo do currículo
- Habilidades
- Experiência laboral resumida
- Educação
Vantagem: Destaque para as habilidades e resultados alcançados.
Desvantagem: Omite as experiências profissionais e os recrutadores não estão muito acostumados com esse modelo.
3. Currículo Combinado ou Misto
Esse modelo é mais complexo mas conta com um resultado mais assertivo, pois combina os dois modelos anteriores.
O foco aqui fica dividido entre as habilidades e experiências.
Estrutura:
- Informações de contato
- Habilidades
- Experiência laboral
- Educação
Vantagem: Destaca as habilidades, conquistas, formação e experiência profissional.
Desvantagem: Para quem não tem pausas na carreira ou mudança de área não existem tantos ganhos.
4. Currículo Lattes
É o modelo acadêmico utilizado no Brasil e desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
É um tipo de currículo muito rico em informações e muito utilizado principalmente por candidatos a bolsas de estudo, uma vez que destaca trabalhos acadêmicos e pesquisas realizadas.
Vantagem: Ressalta os resultados acadêmicos.
Desvantagem: Caso não tenha o perfil acadêmico não é o modelo indicado.
5. Currículo Online
Este modelo é mais recente e entrega uma apresentação digital das capacidades e habilidades do profissional destacando também o seu objetivo. Fica disponível na internet e qualquer um pode ter acesso.
Vantagem: Os recursos online permitem incluir materiais complementares, como vídeo, por exemplo.
Desvantagem: Pode ser um complicador fazer com que os recrutadores acessem a página onde fica disponibilizado o seu currículo.
6. Vídeo Currículo
É um modelo ainda mais recente e bem menos tradicional, que ganhou espaço principalmente desde o início da pandemia. Trata-se de uma apresentação em vídeo, onde o candidato fala sobre suas experiências, objetivos e habilidades.
Vantagem: Pode destacar o seu perfil, uma vez que você dará vida às palavras que estão no modelo de currículo mais tradicional.
Desvantagem: Dependendo do perfil da empresa pode ser descartado.
Como fazer um currículo eficiente
O currículo nada mais é do que um documento que serve para organizar as informações sobre a carreira de determinada pessoa. Portanto, é um resumo profissional utilizado para concorrer a uma vaga de trabalho.
E por que é tão importante? É por meio dele que o recrutador vai avaliar o seu perfil, seus conhecimentos, experiências e vai ou não propor uma entrevista para uma avaliação mais completa.
Sendo assim, é preciso estar atento ao modo como você coloca as suas informações, sabendo dar o destaque necessário para as suas habilidades e conhecimentos.
Os modelos de currículos são diversos e a grande verdade é que o ideal é buscar aquele que funciona melhor para você e para o emprego que busca.