Os CDBs são Certificados de Depósito Bancário que apresentam excelentes resultados para quem investe. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos ensinar quais são os tipos de CDB e como escolher o melhor.
O que é o CDB?
É um título privado de renda fixa, que normalmente é negociado entre bancos e pessoas físicas e jurídicas. O CDB foi regulamentado em 1960, e tem grande posicionamento entre os melhores investimentos do mercado financeiro.
Sendo assim, essa forma de investimento tem grande procura por pessoas ou empresas que buscam: segurança, diferenciação de prazos, facilidade de investimento e bom rendimento.
Qual é o funcionamento do CDB?
Por ser um título de renda fixa, o CDB, funciona como sendo um empréstimo realizado pelo investidor aos bancos que fazem a emissão dos títulos de CDB. Os bancos utilizam estes empréstimos dos investidores para usar em suas atividades devolvendo o valor do empréstimo acrescido de juros, após passar o período acordado.
Para investir em CDB o investidor precisa verificar os seguintes pontos:
- Prazo de resgate: apesar de apresentarem vencimentos diferentes, o CDB permite a retirada em qualquer data.
- Aporte mínimo: dependendo do tipo de CDB, o aporte mínimo varia entre menos de R$ 1.000,00 até R$ 50.000,00
- Rendimento: existem diferentes regras para o rendimento, que dependem do tipo de CDB a ser investido.
Quais são os tipos de CDB existentes no mercado?
Existem três tipos de CDB existentes no mercado:
CDB prefixado
Apresenta a sua rentabilidade na contratação do investimento. Assim, o investidor tem claro qual é o valor que irá receber ao final do prazo de investimento. Os juros mantém o valor fixo em todo o período de investimento no CDB.
CDB pós-fixado
A rentabilidade só é conhecida no final do período de investimento. Normalmente está atrelado a algum indicador econômico como o CDI.
Desta forma, o investidor tem conhecimento do indexador econômico, mas não tem conhecimento sobre os valores a receberem a título de juros.
CDB Híbrido
É uma junção dos dois tipos anteriores. Sendo assim, parte do CDB tem rendimento fixo, e parte do CDB tem rendimento a partir de indexadores econômicos.
Esta forma de CDB é normalmente tem indicação para pessoas que querem proteger o seu patrimônio, que evita assim, a perda do poder de compra.
Como funciona o CDI como indexador econômico?
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) está sempre se aproximando em termos percentuais da taxa SELIC, que é a taxa básica de juros.
Por exemplo: tente imaginar que o CDI esteja em torno de 12% ao ano. Se o CDB render 100% do CDI, então, ele vai retornar para o investidor 12% ao ano.
Existem bancos, os de porte grande, que oferecem em seus CDBs, 80% do CDI. Outros bancos de médio porte oferecem taxas acima de 100% do CDI como forma de atrair seus clientes.
Portanto, se você procura segurança, liquidez diária e rendimentos que acompanham a inflação, a aposta em CDBs é uma grande opção.
Assim, você não está perdendo o poder de compra de seu dinheiro.