Os primeiros sinais de gravidez são atraso da menstruação, náuseas e vômitos, seios aumentados e tensão nas mamas, cólicas, fadiga e sono em excesso. Além disso, alterações de humor, acnes, paladar afetado, entre outros também podem ser frequentes. Por isso, leia esta matéria até o final para entender melhor essa fase da mulher.
Muitas vezes, os primeiros sinais de gravidez não surgem ao mesmo tempo, já que nos primeiros dias, ou seja, antes do atraso da menstruação ser notado, as mulheres já começam a perceber uma tensão mamária, aumento do sono e do cansaço diário. Isso tudo acontece por causa de alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino.
Primeiros sinais de gravidez
Logo nos primeiros dias depois da fecundação, as mulheres também sentem inchaço na barriga com sensações semelhantes às cãibras abdominais (parecidas com dor de barriga). Portanto, muitas mulheres associam esses sintomas às cólicas menstruais que, por sua vez, não virão a partir de agora.
Falha menstrual
“Não veio para mim” é uma frase comum entre as mulheres que estão grávidas, já que a falha menstrual é um dos primeiros sinais de gravidez. Mesmo que seja possível ocorrer um pequeno sangramento vaginal, a falha é o sintoma mais importante para atestar uma gestação.
Afinal, o pequeno sangramento que pode acontecer durante os primeiros sinais de gravidez resulta da implantação do óvulo dentro do útero materno e, quando ele se aloja nessa região, acaba causando um sangramento pequeno.
Náuseas e vômitos
Outros sinais de gravidez que também são notados logo no início da gestação são as náuseas e vômitos que acontecem de manhã e podem surgir em qualquer hora do dia. Em geral, alguns sentem logo na primeira semana e cessam depois de 12 semanas, em média. No entanto, algumas mulheres podem manter esses sintomas durante toda a gravidez.
Isso acontece porque o bebê começa a se formar em uma região que está presente em todos os órgãos digestivos e isso causa a sensação de náuseas que, muitas vezes, causa o vômito como consequência direta.
Tontura e sono em excesso
Entre os primeiros sinais de gravidez, a tontura e o sono excessivo também estão presentes, visto que eles são ocorrem pela queda da pressão arterial que acontece normalmente no início da gestação. Por causa da má alimentação, os enjoos e vômitos também podem estar associados à sensação de tontura causada no início da gravidez.
Outros sintomas frequentes
Existem muitos problemas que podem ser considerados um dos primeiros sinais de gravidez como as dores de cabeça frequentes, por exemplo. Além disso, o aumento de apetite, a vontade constante de urinar e a prisão de ventre também podem indicar uma possível gestação inicial.
Alterações de humor e aversão a cheiros intensos também estão entre os primeiros sinais de gravidez, portanto, faça um teste de farmácia para avaliar a possibilidade de uma gestação ou realize exames de sangue para atestar essa possibilidade.
Vale lembrar que gravidez não é doença, apesar dos sintomas serem comuns e persistirem até o final da gestação, em muitos casos. Saiba que é possível ter uma gravidez sem sintomas, portanto, caso não sinta qualquer um que mencionamos acima, não se preocupe porque está tudo bem.