Atualizar o CadÚnico é um procedimento fundamental para garantir que famílias de baixa renda possam ter acesso aos benefícios que o Governo oferece. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais documentos são necessários para realizar essa atualização.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você saiba quais são esses documentos.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os documentos necessários para atualizar o CadÚnico?
Conforme já mencionado anteriormente, manter a atualização dos dados do CadÚnico é muito importante para manter o recebimento dos programas sociais. Isso porque, é por meio desse banco de dados que o Governo identifica as famílias que precisam dos auxílios.
Desse modo, a desatualização dos dados acarreta na suspensão dos benefícios, como o Bolsa Família e o BPC, por exemplo.
Ademais, é necessário ainda saber quais são os documentos necessários para realizar essa atualização. Uma vez que eles são fundamentais para comprovar a identidade, residência, renda e o vínculo de parentesco, assegurando que a família esteja apta a receber os benefícios.
Para mais, confira abaixo quais documentos não devem faltar para realizar a atualização do CadÚnico:
- Documento de identificação pessoal (RG ou CNH);
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone);
- Carteira de trabalho ou comprovante de renda;
- Documento que comprove matrícula escolar dos filhos;
- Certidão de óbito do cônjuge (caso aplicável);
- Certidão de divórcio (caso aplicável);
- Comprovante de guarda de menores (caso aplicável);
- Comprovante de internação (caso aplicável).
Como atualizar o CadÚnico?
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para atualizar o CadÚnico, é hora de saber como fazer isso.
Para isso, basta seguir as seguintes orientações:
1. Verifique se você e sua família participam do CadÚnico
Primeiramente, para atualizar o CadÚnico, é necessário verificar se você e sua família estão no programa. Isso porque, o sistema exclui automaticamente a família depois de um tempo de desatualização.
Dessa forma, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou acesse o site do Ministério da Cidadania para tirar essa dúvida.
2. Apresente os documentos necessários
Ademais, depois de verificar se sua família ainda faz parte do programa e se deslocar até o CRAS, é hora de aposentar todos os documentos citados acima para fazer a atualização.
Além disso, vale lembrar que apenas um membro da família será o responsável por preencher o cadastro, sendo necessário escolher uma pessoa com mais de 16 anos.
3. Mantenha o cadastro atualizado
Por fim, depois de realizar a inscrição ou atualização do CadÚnico, o beneficiário deve ficar atento para informar à gestão local sobre qualquer mudança nas informações. Como alteração de renda, mudança de endereço, nascimento ou óbito de algum membro da família.
Além disso, ainda é necessário e obrigatório atualizar as informações no Cadastro Único a cada 2 anos para não perder os benefícios.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para atualizar o CadÚnico, mantenha seus dados sempre em dia e evite perder seus benefícios!