Saber quais são os direitos do trabalhador temporário é muito importante, visto que essa categoria de trabalho está crescendo a cada dia. No entanto, infelizmente muitos desses trabalhadores ainda têm dúvidas sobre seus direitos.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Assim, você que é um trabalhador temporário poderá garantir o cumprimento de todos os seus direitos previstos pela legislação trabalhista.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os direitos do trabalhador temporário?
Com a crescente demanda por mão de obra temporária no mercado de trabalho, é importante que os trabalhadores conheçam seus direitos e garantias nessa modalidade de contratação.
Assim sendo, confira abaixo quais são os principais direitos do trabalhador temporário.
1. Contrato de trabalho
Primeiramente, a relação entre o trabalhador temporário e a empresa contratante é regulada por um contrato de trabalho específico. Dessa maneira, esse contrato deve conter as seguintes informações:
- As atividades que serão desenvolvidas;
- A duração da contratação;
- O motivo da necessidade de contratação temporária, entre outros aspectos relevantes.
Além disso, a empresa deve fornecer uma cópia desse contrato ao trabalhador, que deverá ser assinado por ambas as partes.
2. Remuneração
Ademais, o trabalhador temporário também tem direito a receber uma remuneração equivalente aos demais empregados da empresa para a mesma função ou cargo.
Além disso, ele ainda tem direito a todas as verbas trabalhistas proporcionais ao período de trabalho, como férias e décimo terceiro salário. No entanto, é importante ressaltar que o valor da remuneração não pode ser inferior ao salário mínimo vigente.
3. Jornada de trabalho
A jornada de trabalho do trabalhador temporário deve estar em conformidade com o que estabelece a legislação trabalhista. Em geral, a jornada não pode ultrapassar 44 horas semanais, sendo permitido o pagamento de horas extras caso haja necessidade.
Dessa forma, é fundamental que o trabalhador tenha conhecimento do horário de trabalho e cumpra-o de acordo com o contratado.
4. FGTS e Seguro Desemprego
O trabalhador temporário também tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que a empresa contratante deve depositar mensalmente. Além disso, caso o contrato de trabalho tenha duração superior a três meses, o trabalhador temporário terá direito ao Seguro Desemprego. Desde que preencha todos os requisitos necessários.
5. Benefícios do trabalhador temporário
Durante o período de contrato, o trabalhador tem direito a receber os mesmos benefícios que a empresa concede a seus empregados efetivos como:
- Vale-transporte;
- Vale-refeição;
- Assistência médica, entre outros.
Assim, é importante consultar o contrato de trabalho para verificar quais são os benefícios que a empresa contratante oferece aos funcionários.
6. Rescisão do contrato do trabalhador temporário
Por fim, a rescisão do contrato de trabalho temporário deve seguir as mesmas regras para os demais tipos de contrato. Desse modo, a empresa deve comunicar ao trabalhador com antecedência sobre o término do contrato e efetuar o pagamento das verbas rescisórias devidas, como:
- Saldo de salário;
- Férias proporcionais;
- Indenização pelo tempo de serviço, caso aplicável.
Agora que você já sabe quais são os direitos do trabalhador temporário, fique atento e faça valer os seus direitos!