As diarreias em bebês podem ocorrer tanto por vírus e bactérias como por fungos e são confirmadas quando os pequenos defecam fezes moles três vezes ao dia, ou mais, em apenas 24 horas. Por isso, caso tenha notado essa condição, saiba que é preciso buscar o tratamento adequado, já que a diarreia em bebês pode ser um mau sinal.
Para avaliar a diarreia em bebês, os pais devem analisar as fezes presentes nas fraldas para saber se estão moles demais ou com cor e cheiro diferente do comum. Afinal, o odor exalado pelas fezes em casos de diarreia em bebês possui um cheiro mais parecido com ovo estragado e é bem característico.
Possíveis causas da diarreia em bebês
Como foi dito, existem diversos microorganismos que podem causar diarreia em bebês e as principais causas para isso são as ingestões de alimentos estragados que causam a gastroenterite, por exemplo. Nesse caso, a diarreia pode durar até duas semanas e uma das possíveis causas pode ser a intolerância à lactose, proteína do leite.
Como tratar a diarreia em bebês
Em primeiro lugar, saiba que é preciso levar o bebê ao pediatra para fazer o acompanhamento com seu filho. Mas alguns cuidados devem permanecer durante o dia a dia para evitar que ele fique desidratado ou tenha perda de peso e nutrientes, consequentemente, por causa disso. Portanto, veja abaixo o que fazer para tratar diarreia em bebês:
Cuide da alimentação
Para o tratamento caseiro de diarreia em bebês, saiba que é preciso manter a rotina de alimentação habitual dessa criança. Se o bebê tiver menos de seis meses, a amamentação deve ser a única fonte de alimentos dele e, nessas condições, deve ser feita livremente. Ou seja, quando o bebê pedir mais, você precisa amamentar logo em seguida.
Caso ele tenha mais de seis meses de idade, a amamentação livre deve permanecer, mas é preciso complementar com papas de frutas, vegetais e legumes. Desse modo, o bolo fecal tende a melhorar e a diarreia começa a apresentar melhorias.
Além disso, é sempre bom lembrar que a diarreia em bebês faz com que eles percam o apetite, por isso, devemos oferecer quantidades menores. Desse modo, você respeita a vontade da criança e também não deixa ela sem os nutrientes necessários para não sofrer perda de peso ou desidratação.
Remédios para diarreia em bebês
O tratamento pode necessitar de medicação indicada pelo pediatra. Outro medicamento para tratar a diarreia é o antibiótico depois de atestar que ela ocorreu por bactérias e os suplementos probióticos para reequilibrar a flora intestinal do seu filho e fazer com ele volte à saúde normal.
Caso não haja melhora em dois dias e seu filho esteja com as mãos e pés gelados, é necessário procurar um pronto atendimento com urgência.
Por fim, agora que você já sabe o que pode estar causando esse desregulamento intestinal no seu filho, aproveite essas dicas para deixá-lo saudável novamente.