As crises de pânico podem surgir em qualquer ambiente e a qualquer momento. Nelas, a pessoa pode se sentir aterrorizada e sobrecarregada, ainda que não esteja sob nenhuma situação perigosa. É comum que algumas pessoas confundam o ataque de pânico com o infarto, pois os sintomas são semelhantes. Mas quais os sintomas principais de um ataque de pânico?
Além de os sintomas de um ataque de pânico serem comumente confundidos com os sinais de infarto, eles também são bastante semelhantes aos sintomas de síndrome do pânico e de crise de ansiedade. Então, para que você compreenda quais são os sintomas principais de um ataque de pânico e como identificá-los, leia este post com atenção e descubra tudo o que você precisa saber.
O que é um ataque de pânico?
Antes de entender quais são os sintomas que surgem diante de um ataque de pânico, é fundamental entender do que esse problema se trata. Em primeiro lugar, o ataque de pânico é caracterizado por um episódio em que o indivíduo sente medo e fica ansioso de forma repentina, além de surgirem também alguns sintomas emocionais e físicos sem que a preocupação seja, de fato, real.
Ou seja, ainda que não haja perigo real, por algum motivo externo o indivíduo fica convencido de que algo pode e irá acontecer. Por isso, ele entra em um estado de angústia, desespero e descontrole.
É válido ressaltar ainda que o ataque de pânico não pode ser definido como um transtorno mental, tampouco como uma doença, mas, quando ocorre de forma constante, pode sinalizar alguns transtornos ansiosos, como, por exemplo, síndrome do pânico.
Quais os sintomas principais de um ataque de pânico?
Agora que você já entendeu o que é um ataque de pânico, está na hora de identificar quais são os sintomas principais. Os sintomas de um ataque de pânico são comumente relacionam-se aos sintomas de infarto e crise de ansiedade, por isso, é fundamental saber identificá-los.
Se você desconfia que está passando por um ataque de pânico, fique atento aos seguintes sinais: batimentos cardíacos acelerados, dor ou pressão no peito, respiração ofegante ou dificuldade para respirar, tontura, enjoo e/ou vômito, sudorese, tremores e formigamentos, ondas de calor ou calafrios, pernas bambas.
Outros sinais de um ataque de pânico
Algumas pessoas têm a sensação de que estão “fora do corpo”, apresentam um grande medo de morrer ou de ficar fora de controle. Nesses casos, o indivíduo fica bastante preocupado de que ataques futuros ocorram. Afinal, o medo que acomete essas pessoas durante o ataque de pânico é bastante aterrorizante, deixando-as com muito medo de passar por essa situação novamente.
Devido a isso, muitas pessoas que sofrem com ataque de pânico têm algumas alterações comportamentais para evitar as situações que podem levar a outra crise. Ou seja, se o indivíduo passou por uma crise enquanto dirigia, ele pode deixar de dirigir com medo de que isso ocorra novamente.